terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Em Busca da Dracma Perdida

Texto Bíblico: Lucas 15:8-10

INTRODUÇÃO

A dracma era uma moeda equivalente ao denário, e representava um dia de trabalho para um trabalhador comum. Para essa mulher, no entanto, conforme a opinião de alguns estudiosos da Bíblia, podia representar mais do que uma moeda; talvez um enfeite do lar, ou mesmo, um presente de casamento, um colar feito de moedas. De uma forma ou outra, tratava-se de algo de valor que deveria ser procurado até se achar. Assim é a humanidade para Deus. Cada pessoa representa um valor inestimável.

O que a mulher da parábola precisou fazer para recuperar sua dracma perdida? O que Deus precisou fazer para recuperar o homem perdido? O que você precisa fazer para recuperar valores perdidos?

Acender Uma Candeia - (15:8a).

Ela acendeu uma candeia. No escuro nada podia ser feito. Ela precisava de luz para se orientar em sua busca determinada pela dracma perdida.

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para os meus caminhos” (Salmo 119:105).

Para recuperar o homem perdido que vivia em trevas, o Pai Celestial precisou acender a sua candeia na terra. Ele enviou a Sua Palavra que se fez carne e habitou entre nós: Seu Filho Amado, Jesus.(João 1:4)

- Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens.(João 1:5)

- E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.(João 1:9)

- Ali estava a luz verdadeira, que ilumina a todo o homem que vem ao mundo.(João 3:19)

- E a condenação é esta: Que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz, porque as suas obras eram más.(João 8:12)

- Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida.(João 9:5) - Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.(João 11:9)

- Jesus respondeu: Não há doze horas no dia? Se alguém andar de dia, não tropeça, porque vê a luz deste mundo;(João 12:35) - Disse-lhes, pois, Jesus: A luz ainda está convosco por um pouco de tempo. Andai enquanto tendes luz, para que as trevas não vos apanhem; pois quem anda nas trevas não sabe para onde vai.(João 12:46)

- Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.Se você sente que perdeu algo de muito valor em sua vida, entenda que a candeia, Jesus, manifesta através da Palavra de Deus, precisa estar acesa em seu dia-a-dia. Ela o orientará a fazer as coisas certas a caminho da restauração do que necessita ser restaurado.

Varrer a Casa - (15:8b).

Ela começou a varrer a casa. Depois de acesa a candeia, a mulher teve condições de perceber o real estado de onde vivia. Certamente se deparou com alguma sujeira, poeira, e pequenos objetos caídos por lá que dificultariam a recuperação da moeda. (Salmos 139:23-24) - Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno.

Depois de colocar seu Filho, a Luz do mundo, na terra, o Pai confiou-lhe uma mensagem: a do arrependimento. Jesus iluminou o coração das pessoas de forma que elas começaram a perceber o que havia de errado em seu interior. Começaram a perceber o egoísmo, a inveja, o ciúme, a competição, a cobiça, e tantas outras coisas que representavam a sujeira do coração que tinha que ser varrida. Se você perdeu a alegria em sua vida, é muito importante que o que tem causado tristeza e melancolia, seja varrido da sua vida. Quem sabe uma lembrança traumática, ou um ressentimento contra alguém. Até mesmo uma ambição fora dos planos divinos pode impedir o fluir da alegria. Se a palavra de Deus iluminar o seu interior e você vier a perceber algum caminho mau, não hesite em remover isso do seu interior através da oração de confissão e recebimento do perdão divino.

Procurar Diligentemente Até Encontra-la - (15:8c).

Procurou diligentemente até encontra-la. Acendeu a candeia, varreu a casa e procurou atentamente. Há uma palavra na Bíblia que nos estimula a procurar o que precisamos. (Lucas 11:9-10)

- E eu vos digo a vós: Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e achareis; batei, e abrir-se-vos-á; porque qualquer que pede recebe; e quem busca acha; e a quem bate abrir-se-lhe-á. Deus veio à procura do homem perdido. Ele não ficou nas Alturas esperando que o homem se reconciliasse sozinho. Ele desceu na Pessoa do Seu Filho, Jesus. Ele andou entre os homens, iluminou seus corações e os ensinou o caminho da restauração através do arrependimento, da confissão e do perdão.

Se você já entendeu que a Palavra de Deus precisa ser acesa em seu coração, e que os pecados descobertos precisam ser confessados e abandonados, agora, falta o elemento final: a procura. Busque o que você perdeu, ou o que você na verdade nunca teve. Não permita que o medo de não encontrar ou a culpa por algum pecado passado venha a lhe atrapalhar nessa busca. Creia que os seus pecados já foram perdoados, conforme o passo anterior, e lance-se pela fé nessa procura ousada até que você tenha na mão o que vai realmente alegrar o seu coração.

CONCLUSÃO

Acender a candeia representa deixar a Palavra de Deus iluminar o nosso coração através da leitura e da meditação em seus princípios. Varrer a casa representa lidar com as impurezas do nosso interior que a Palavra de Deus começou a revelar. Buscar diligentemente significa ter um alvo determinado de fé e de ousadia, que não permitirá que outros obstáculos o impeçam de atingir o grande objetivo proposto em seu coração.