sábado, 21 de março de 2009

Neemias e o Padrão de Liderança

Introdução

Neemias era um copeiro no palácio do rei da Pérsia, mas também um homem que tinha uma visão de restauração para o seu povo em Jerusalém. Depois do cativeiro babilônico os judeus tiveram de enfrentar o caos de uma cidade em ruínas, carente de grandes reformas que devolvessem a dignidade daquele povo. O espírito de liderança de Neemias foi fundamental para cumprir esse objetivo. Veremos as características dessa liderança:

1- Consciência dos Desafios – “De noite, saí pela Porta do Vale, para o lado da Fonte do Dragão e para a Porta do Monturo e contemplei os muros de Jerusalém, que estavam assolados, cujas portas tinham sido consumidas pelo fogo.” (Neemias 2:13 RA)

Não bastava Neemias simplesmente se prontificar a fazer algo pela cidade. Ele precisava antes estar totalmente consciente dos tremendos desafios que tinha pela frente. Antes de começar a obra de restauração ele fez um levantamento de todos os estragos e do real estado em que os muros se encontravam. Ele precisava saber se teria condições de trabalhar ali ou não, bem como, do que precisaria para realizar a obra. “Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir?” (Lucas 14:28 RA)

Precisamos sempre avaliar o real estado das coisas nas quais nos propomos a trabalhar. Uma família pode estar em ruínas, e é necessário avaliar e admitir tal situação para que haja tratamento e restauração. Se ignorarmos os fatos, iludindo-nos a nós mesmos, acharemos apenas medidas paliativas, e não a solução. O mesmo pode se dar no trabalho, no ministério ou em outro lugar qualquer. É preciso fazer um levantamento honesto.

2- Firmeza Diante da Oposição - “Mas, ouvindo Sambalate e Tobias, os arábios, os amonitas e os asdoditas que a reparação dos muros de Jerusalém ia avante e que já se começavam a fechar-lhe as brechas, ficaram sobremodo irados.” (Neemias 4:7 RA)

Bastou Neemias se propor a restaurar os muros de Jerusalém que a oposição se manifestou. Sambalate, Tobias e Gesém, inimigos dos judeus, várias vezes demonstraram sua indignação acerca do que o homem de Deus intentava fazer. A oposição se manifestou através de: zombaria, desprezo e intimidação (2:19); escárnio e ameaça (4:1-3); planos para atacar e matar (4:8,11); ciladas, calúnia e falsa profecia (6:2,6,7,10-12). Tudo com a intenção de intimidar e fazer com que a obra fosse interrompida. Mas Neemias permaneceu firme em todo tempo; sua arma: Oração (4:4-5; 4:9; 5:19; 6:9; 6:14).
“Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” (2 Timóteo 3:12 RA). Devemos contar com a perseguição como algo inevitável. Não podemos nos chocar ou nos abalar, permitindo o esfriamento do ânimo ou a desistência dos projetos divinos. Devemos combater o sentimento de tristeza, tão comum nessas horas, com a oração, derramando a alma, e buscando fortalecimento em Deus.

3- Liderança Através do Exemplo Pessoal - “Também desde o dia em que fui nomeado seu governador na terra de Judá, desde o vigésimo ano até ao trigésimo segundo ano do rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão devido ao governador.” (Neemias 5:14 RA)

Não bastava a oposição externa, os judeus estavam divididos internamente entre ricos e pobres. Os que tinham mais posses, bem como algumas autoridades dentre o povo, exploravam os menos favorecidos, os quais hipotecavam suas casas, terrenos e propriedades em troca de pão. Neemias fica indignado com a situação e ordena aos magistrados que devolvam os bens de seus irmãos judeus e que não os explorem. Neemias apresenta seu maior argumento para pedir isso aos ricos opressores: seu próprio exemplo. Tendo direitos de adquirir benefícios como governador, abriu mão de todos eles para não ser pesado a um povo tão sofrido. Além de abrir mão de direitos, trabalhou com as próprias mãos na reconstrução do muro e financiou do próprio bolso hospedagem e alimentação para muitos enquanto trabalhavam. Ele foi um homem que liderou através de seu próprio exemplo, mais do que por palavras.

Nossas ações valem mais do que mil pregações. Ensinamos muito mais através do que fazemos do que através do que falamos. Como pais precisamos sempre atentar para o modelo vivo que nossos filhos vêem em casa. Como líderes, maridos, pais e formadores de opinião, precisamos primar pelo exemplo pessoal como melhor forma de liderança sobre outras pessoas.


4- Determinação Para Não Se Desviar do Propósito - “Enviei-lhes mensageiros a dizer: Estou fazendo grande obra, de modo que não poderei descer; por que cessaria a obra, enquanto eu a deixasse e fosse ter convosco?” (Neemias 6:3 RA)

Os inimigos dos judeus, desesperados, tentaram mais uma estratégia para deter a obra. Por cinco vezes tentaram convencer Neemias a descer do seu posto para uma conversa particular. Uma grande cilada estava preparada contra ele, porque a intenção era fazer-lhe mal. Sua resposta aos convites sempre foi a mesma: “Estou fazendo uma grande obra, de modo que não poderei descer...”. Que bom se todos os homens de Deus tivessem sempre a consciência de que estão fazendo uma grande obra para Deus, de modo a não poderem descer para contendas, picuinhas, divisões e coisas que não promovem edificação. O forte senso de propósito que não se detém em coisas pequenas, livrou aquele povo do perigo de ver uma obra não concluída. Neemias não se desviou do propósito e, por isso, em cinqüenta e dois dias a obra estava concluída.

Muitas são as vozes que se fazem soar quando estamos envolvidos em projetos benditos. Todas elas vão querer trazer a impressão de que há outras “urgências”, e que estamos perdendo tempo em trabalhos sem importância. Precisamos determinar as prioridades e seguir firme no propósito de cumprir o que achamos ser importante, dentro do plano divino para nós.

A liderança de Neemias é um modelo para nós pela clareza da consciência dos desafios, pela firmeza diante da oposição, pela qualidade do seu próprio exemplo e pela determinação de não se desviar do propósito estabelecido. Sua espiritualidade e confiança absoluta em Deus fizeram dele um líder muito especial.

“Então, lhes disse: Estais vendo a miséria em que estamos, Jerusalém assolada, e as suas portas, queimadas; vinde, pois, reedifiquemos os muros de Jerusalém e deixemos de ser opróbrio.” (Neemias 2:17 RA)

quarta-feira, 18 de março de 2009

Maria e as Escolhas Mais Importantes

Introdução

Há muitas pessoas que perdem tempo precioso de suas vidas ocupadas com atividades sem valor. Queremos nos ater aos exemplos de uma mulher que soube discernir o que era mais importante. Suas experiências nos ajudarão a avaliar melhor onde temos empregado nossas vidas.

1. As Pessoas São Mais Importantes do Que as Coisas - “Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.” (Lucas 10:39 RA)

Maria e Marta, irmãs de Lázaro, são conhecidas pela amizade que tinham com Jesus, e, especialmente pelo relato de uma das visitas que o Mestre lhes fez. Na ocasião, Marta estava agitada, procurando arrumar a casa, preparar a comida e deixar tudo em ordem, com a boa intenção de oferecer o melhor para Jesus. Maria, no entanto, quedava-se aos pés do Senhor para ouvir Seus ensinos. Enquanto a irmã mais velha estava mais preocupada com as “coisas da casa”, Maria se preocupava com as “pessoas”. Marta era uma excelente hospedeira mas ignorava que o Senhor estava mais preocupado com o coração delas do que com a “mancha na toalha”. Maria entendia isso, e decidiu oferecer-Lhe o mais importante: sua própria pessoa, mais do que a uma casa limpa.

Muitas famílias encontram dificuldades nessa área. Alguns pais passam toda a vida trabalhando para prover alimento, moradia, educação e conforto aos filhos, mas se esquecem de que estar com eles é mais importante do que o que é feito por eles. Marido e mulher seriam mais felizes se passassem mais tempo um com o outro, do que apenas trabalhando um para o outro.

2. “Ser” é Mais Importante do que “Ter” - “Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:42 RA)

Marta buscava “ter” uma casa em ordem, enquanto Maria anelava “ser” uma pessoa diferente. A Palavra que Maria recebia de Cristo estava mudando o seu ser interior, suas motivações, seus pensamentos e toda a sua vida. Tal benefício seria permanente e não passageiro. Era importante cuidar das coisas da casa como Marta fazia, porém, ter o privilégio de receber o Criador dos céus e da terra em seu próprio lar era algo muito mais importante do que qualquer outra coisa a se fazer na vida. Aquele que se ocupa somente do serviço e não se abastece em Deus, caminha para o esgotamento espiritual, chegando a se tornar infrutífero em seu ministério. As pessoas que se preocupam mais com o “ter” ou “fazer”, esquecendo-se de que o “ser” é mais importante, com o tempo, começam a ver suas reservas internas esgotadas porque deixaram de investir no coração.

Precisamos investir no que Deus mais valoriza: nosso coração. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23 RA). Ter muitas coisas em ordem, mas um coração desnutrido por falta da Palavra de Deus e de Sua Presença, está longe da prioridade que Ele estabeleceu para nós.

3. Adorar a Deus é Mais Importante do que Servir aos Outros - “Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus.” (Marcos 14:3 RA)

A mesma Maria, irmã de Marta, também é responsável por esse ato de fé. Ao despejar o preciosíssimo perfume sobre Jesus, demonstra que soube dar mais valor ao mais importante. Ela foi criticada por alegarem que o valor do bálsamo serviria para sustentar os pobres. Jesus, no entanto, respondeu que os pobres sempre estão presentes entre o povo, mas que Ele não permaneceria ali por muito tempo. Entre dar aos pobres e oferecer a Jesus seu melhor, Maria, mais uma vez fez a escolha certa. “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” (1 Coríntios 13:3 RA). A obra social só terá sentido quando a fazemos por causa de uma relação saudável com Deus, de amor e adoração. Essa devoção ao Senhor fará transbordar nosso afeto pela Sua obra prima: o homem. Então, como conseqüência do amor ao Senhor, os pobres serão sustentados, os enfermos curados, e os homens sem Deus, salvos.

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30-31 RA). A ordem é: primeiro Deus, depois o homem. Quando a nossa relação com Deus é equilibrada, servimos aos homens de forma mais satisfatória.

4. O Mais Importante Não Pode Esperar - “Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes.” (Marcos 14:7 RA)

Maria teve o discernimento de que a morte de Cristo se aproximava, e, por isso, apressou-se a ungi-lO. Os pobres sempre estariam presentes entre o povo, e poderiam ser servidos em outro tempo. Jesus, porém, não podia esperar. Maria é um exemplo para nós de que precisamos fazer hoje o que amanhã poderá ser tarde demais. Não apenas quanto à nossa relação com Deus, como também acerca dos demais temas da vida. Por exemplo, a educação dos filhos durante a infância é de suma importância para firmar valores para toda a vida. Deixar passar essa fase pode trazer prejuízos irreversíveis. Pregar o evangelho aos amigos, vizinhos e familiares antes que eles morram, é urgente, tendo em vista que nem todos morrem por velhice. Fazer o que era mais importante no tempo certo foi o estilo de vida de Maria. Seu senso de prioridades se tornou um exemplo para nós.

Precisamos orar para que o Espírito Santo nos deixe cientes do que realmente é o mais importante em cada área de nossas vidas. No dia de hoje: o que é o melhor na minha relação com o cônjuge, com os filhos, no trabalho, no reino de Deus, etc. Através de uma breve meditação acerca desse tema, precisamos descobrir se não estamos deixando passar esse tempo sem fazer o que só poderia ser executado nesta hora.

Maria foi uma mulher virtuosa porque soube dar prioridade às pessoas, ao ser interior, à adoração a Cristo e às coisas mais importantes que não podiam esperar.

“Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.” (Marcos 14:9 RA)

Salomão e a Excelência da Sabedoria

Introdução

Não podemos falar de Salomão sem destacar sua sabedoria. Veremos hoje quais os benefícios práticos de uma vida sábia e por quê devemos buscá-la.

1- A Sabedoria Organiza a Nossa Vida – “Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o lugar dos seus oficiais, e o serviço dos seus criados, e os trajes deles, e seus copeiros, e o holocausto que oferecia na Casa do SENHOR, ficou como fora de si.” – I Reis 10:4-5

Salomão vivia uma vida organizada com relação à sua moradia (casa que edificara), alimentação (comida da sua mesa), liderança (lugar dos seus oficiais), administração (serviço dos seus criados), estética (trajes), tempo de descontração (copeiros que serviam o vinho), bem como, quanto à sua relação com Deus (holocausto que oferecia na Casa do Senhor). Sua sabedoria lhe permitia pensar em todos os detalhes da sua vida e das pessoas que com ele trabalhavam, sem se esquecer de também dar o devido tempo ao Senhor. Uma pessoa desprovida dessa graça divina tem dificuldades de se organizar ou de estabelecer suas prioridades. Alguns, por exemplo dizem que a vida é corrida e que por isso não conseguem dar tempo para Deus nem para a família. Mas a sabedoria divina, agindo em nossas vidas, nos ajuda a nos organizarmos para que todo propósito seja estabelecido em nós. “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1:5 NTLH)

Devemos pedir sabedoria ao Senhor para organizar melhor a nossa vida. Há prioridades que Ele quer estabelecer para nós que somente em Sua presença discerniremos. Precisamos organizar a nossa relação espiritual com Deus, a vida pessoal, familiar, ministerial, profissional, relacional e civil. Com a sabedoria divina todas as coisas serão estabelecidas e levadas a bom termo.

2- A Sabedoria Abençoa os Homens – “Felizes os teus homens, felizes estes teus servos, que estão sempre diante de ti e que ouvem a tua sabedoria!”- I Reis 10:8

Outro benefício da sabedoria é que ela não somente organiza a nossa vida, como também abençoa, facilita e alegra a vida daqueles que conosco trabalham. Eles são felizes porque desfrutam de uma liderança tranqüila, que sabe para onde caminha e que alcança os objetivos propostos. A família de um homem assim também é feliz, conforme o relato do Salmo: “Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você. Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas.” (Salmos 128:1-3 NTLH).

Como estão as pessoas ao nosso redor? Como elas se sentem com a nossa liderança? Temos sido pais sábios que não provocam a ira dos filhos? Temos sido maridos sábios que sabem falar ao coração das esposas? Temos procedido sabiamente para com os nossos empregados ou patrões, praticando a justiça e nunca os lesando em coisa alguma? Eles serão felizes se desfrutarem de uma liderança que não os explora ou os ignora; porque a sabedoria divina abençoa as pessoas que nos cercam.

3- A Sabedoria Glorifica a Deus – “Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no trono de Israel; é porque o SENHOR ama a Israel para sempre, que te constituiu rei, para executares juízo e justiça.” – I Reis 10:9

Como vimos, a sabedoria abençoa o indivíduo que a possui, as pessoas que com ele convivem, e, agora, também glorifica a Deus. É propósito do Senhor conceder sabedoria aos homens para que estes, através de seus feitos, revelem o Senhor. A rainha de Sabá quando viu a excelência de tudo o que Salomão tinha feito, glorificou ao Deus de Israel e levou para sua nação uma semente de temor ao Senhor em seu coração. Um homem que vive prudentemente, não dando mau testemunho, sendo correto e andando sabiamente, contribui para que os outros homens vejam a presença do Senhor em sua vida. Eles vão desejar conhecer a Deus que se manifesta através de uma pessoa assim; da mesma forma que a rainha desejou conhecer mais a Quem havia concedido tanta sabedoria a um rei como Salomão. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16 RA)

Temos andado em sabedoria para com os que ainda não conhecem ao Senhor, dando bons testemunhos da nossa fé? Um homem sábio leva as pessoas a conhecerem Jesus através de seus feitos. Um testemunho honesto no local de trabalho vale mais que mil pregações; e um andar em integridade por causa do temor a Deus, revela o padrão de verdade a seguir seguido.

4- A Sabedoria Multiplica a Prosperidade – “Deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca mais veio especiaria em tanta abundância, como a que a rainha de Sabá ofereceu ao rei Salomão.” – 1 Reis 10:10

Salomão e seu reino já eram riquíssimos. Além de tudo o que já possuíam foi-lhes acrescentado mais e mais; para se cumprir a palavra de Cristo: “Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mateus 13:12 RA). Deus nunca dará nada a ninguém que não possa cuidar bem do que recebera. É por isso que o homem sábio prospera cada vez mais. Ele tem a capacidade outorgada pelo Senhor para adquirir a prosperidade, administrá-la bem e canaliza-la ao cumprimento dos propósitos benditos a favor dos homens. O homem insensato é egoísta e avarento; tudo deseja, mas nada tem. Até o que pensa ter, um dia lhe será tirado. “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4:2-3 RA). Mas o homem que teme ao Senhor (e o temor do Senhor é o princípio da sabedoria – Provérbios 9:10) prospera mais e mais.

A prosperidade não significa, necessariamente, ter muito dinheiro. O homem sábio prospera em felicidade pessoal, é rico nos relacionamentos familiares e farto da graça divina. Ele também pode crescer em suas posses e bens porque Deus tem prazer em abençoar a quem O honra, administrando bem o que dEle recebeu.

A sabedoria de Salomão organizou toda a sua vida, abençoou e alegrou o coração dos homens que conviviam com ele, glorificou ao Deus de Israel, e multiplicou abundantemente sua prosperidade.

“eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.” (1 Reis 3:12 RA)