sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Sansão e a Fragilidade nos Relacionamentos

Introdução

Sansão foi um homem da Bíblia conhecido pela sua força. Mas o seu relacionamento com as pessoas era frágil, a começar da relação com os seus próprios pais. Por causa da deficiência no relacionamento com os pais e das distorções no relacionamento indevido com algumas pessoas, ele acaba sendo derrotado em sua carreira. Queremos partir do princípio de que a base para os nossos relacionamentos é estabelecida dentro de casa. Um relacionamento saudável entre pais, filhos e irmãos, favorece o estabelecimento de relações saudáveis fora de casa. Hoje vamos nos ater somente à casa de Sansão e descobrir o que faltava no seu relacionamento para com os pais.

1. Ouvir o que o Outro Está Dizendo

“Porém seu pai e sua mãe lhe disseram: Não há, porventura, mulher entre as filhas de teus irmãos ou entre todo o meu povo, para que vás tomar esposa dos filisteus, daqueles incircuncisos? Disse Sansão a seu pai: Toma-me esta, porque só desta me agrado.” (Juízes 14:3 RA)

Sansão vivia em um contexto onde os pais escolhiam os cônjuges para os filhos. No nosso mundo ocidental as coisas não acontecem dessa forma. Porém, respeitando a cultura dos pais de Sansão e procurando entender os valores das suas tradições, vamos descobrir que ouvi-los antes de tão importante escolha, a do casamento, seria a coisa mais sensata a se fazer.

Sansão, porém, quanto aos pais, demonstra a atitude de alguém que não quer ouvir, aprender, aceitar e submeter-se; mas sim a de quem não precisa de nenhuma dessas coisas, por já estar resolvido a fazer algo, independentemente do que eles possam pensar (Jz. 14:3). Ele se enamora de uma mulher da terra dos filisteus, mesmo sabendo que não se podia casar com pessoas de lá (Dt. 7:3), e ignora a vontade de seus pais que perceberam a cilada no caminho. Agindo assim, Sansão não está consciente do perigo à sua volta. Em breve, tal atitude de indiferença quanto à liderança paterna se mostrará altamente destrutiva à sua integridade moral e física.

Perguntamos: Você já agiu de forma independente da orientação de seus pais, cônjuge ou liderança estabelecida? Você percebe em sua casa algum espírito de indiferença à opinião do outro, ou às suas recomendações?

Para meditar: Tg. 1:19; Hb. 12:25; Dt. 5:16; Pv. 11:14

2. Não Fugir do Olhar do Outro

“Então, o Espírito do SENHOR de tal maneira se apossou dele, que ele o rasgou como quem rasga um cabrito, sem nada ter na mão; todavia, nem a seu pai nem a sua mãe deu a saber o que fizera.” (Juízes 14:6 RA)

Os pais de Sansão, mesmo contrariados, descem com ele até a cidade da moça com quem o filho há de casar. O texto bíblico diz que os pais “não sabiam que isto vinha do Senhor” (14:4), como se Deus estivesse aprovando o casamento de Sansão. Na verdade, Deus não se contradiz, mas apenas haveria de se utilizar daquela circunstância para cumprir seus propósitos em favor de Israel. Ele estaria, portanto, permitindo aquela situação ainda que não fosse a Sua vontade diretiva.

Aproximando-se da vinha, Sansão se aparta de seus pais e se depara com um leão novo que bramando lhe saiu ao encontro. Deus lhe dá graça e força, com o que mata o leão.

Ao chegar à vinha, Sansão se aparta de seus pais porque sabia que não lhe era permitido comer nenhum derivado da uva, por causa de um voto de nazireu que ele tinha sobre sua vida (Jz. 13:4-5). Ocultando-se aos olhos deles, ele deu lugar aos seus desejos proibidos, e quase perece diante da fúria daquele terrível animal, não fosse a graça de Deus sobre sua vida.

Perguntamos: Você já se sentiu tentado à fugir do olhar de alguém com quem você está comprometido a seguir junto pelo caminho? Como reagimos à tentação de fazer coisas escondidas do olhar de pessoas com quem estamos aliançados?

Para meditar: Gn. 3:10;Pv. 7:18-19

3. Não Esconder a Verdade do Outro

“Tomou o favo nas mãos e se foi andando e comendo dele; e chegando a seu pai e a sua mãe, deu-lhes do mel, e comeram; porém não lhes deu a saber que do corpo do leão é que o tomara.” (Juízes 14:9 RA)

Depois de matar o leão, Sansão continua seguindo em direção à casa de sua futura esposa. Voltando de lá, aparta-se do caminho para ver o corpo do leão morto, quando, para sua surpresa, encontra nele um enxame de abelhas com mel. Ele toca no cadáver ao retirar o mel, e sai pelo caminho andando e comendo. Encontrando seus pais, deu-lhes do mel e eles comeram, não sabendo de onde vinha.

O voto de nazireu também não permitia tocar em cadáver (Nm. 6:1-6). Por conta do mel, Sansão quebra mais uma vez o seu voto.

Sobre o tema relacionamento, vemos que a relação de Sansão com seus pais era baseada em meias verdades. Sansão mata o leão mas não conta o seu grande feito aos pais (Jz. 14:6). Se ele conta o caso terá de dizer onde estava quando o animal lhe saiu ao encontro; e isso ele não estava disposto a fazer. Depois, ele dá o favo de mel aos pais mas não diz de onde o havia retirado. Também não queria revelar a quebra do voto tocando num cadáver para obter o mel. Sansão se abre com seus pais apenas naquilo que lhe interessa, como no caso da moça com quem queria casar. Mas quanto às suas fraquezas e inclinações para o mal ele guarda segredo, perdendo a grande oportunidade de ser ministrado e ajudado por quem tanto o amava, seus pais.

Perguntamos: Você já vivenciou um relacionamento de meias verdades ou de segredos não compartilhados? Você já desejou abrir totalmente o seu coração, não sentindo, porém, confiança para fazer isso? Você se considera uma pessoa confiável, para quem as pessoas possam abrir o coração?

Para meditação: Mc. 4:22; Pv. 11:13; Pv. 20:19; Am. 3:7

Nenhum comentário: