quarta-feira, 25 de março de 2009

Eunice e a Transmissão da Fé

Introdução

Veremos hoje como uma mulher pode cumprir um dos mais sublimes papéis: transmitir a fé a seus descendentes. Eunice, mãe de Timóteo (discípulo de Paulo), é para nós um modelo de alguém que cumpriu bem esse papel. Seu trabalho bem sucedido ajudou a formar um discípulo extremamente importante na propagação do evangelho em todo o mundo.

1. Recebendo a Fé - “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2 Timóteo 1:5 RA)

Eunice só pode transmitir algo a alguém depois de ter recebido primeiro. Ninguém pode dar o que não tem. A primeira virtude, portanto, que queremos destacar no ministério dessa mulher foi a disposição de ouvir, submeter-se e aprender de sua mãe Lóide. As mulheres virtuosas de amanhã que abençoarão grandemente suas casas e todo o meio em que vivem, são as que hoje, necessariamente, se prestam a ouvir e a aprender mais e mais daqueles que podem transmitir algo de valor. São as que ouvem e colocam em prática o que aprenderam de seus pais ou de seus líderes. “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração;” (Deuteronômio 6:6 RA)

Precisamos verificar se há um genuíno interesse em receber a Palavra de Deus quando temos oportunidade. Devemos amar a hora da pregação e da ministração de um estudo bíblico. Para quem nasceu de novo recentemente, é por demais importante passar por todo o processo de consolidação, pré-encontro, encontro, pós-encontro e escola de líderes. Sendo assim, haverá frutificação na vida pessoal, familiar, profissional e ministerial.

2. Transmitindo a Fé - “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2 Timóteo 1:5 RA)

Assim como Eunice recebera de sua mãe, assim ela transmitiu a seu filho, Timóteo. Um bom discípulo faz como seu mestre. O modelo aprendido e bem sucedido, serviu de base para guiar os passos de uma nova geração. Eunice entendeu que seu papel materno não se restringia a alimentar, vestir e cuidar das coisas em geral do lar; cumpria também transmitir os princípios bíblicos aos filhos, aproveitando seu tempo de convivência com eles em casa. Ela tomou para si as orientações descritas no seguinte texto: “Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te.” (Deuteronômio 6:6-7 RA)

Se a Palavra de Cristo habitar ricamente em nosso interior, nossa boca falará do que estiver cheio o coração. É necessário incluir esse papel na lista de prioridades do lar, antes que o mundo transmita seus princípios e valores distorcidos àqueles a quem amamos.

3. A Qualidade da Fé - “pela recordação que guardo de tua fé sem fingimento, a mesma que, primeiramente, habitou em tua avó Lóide e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também, em ti.” (2 Timóteo 1:5 RA)

O tipo de fé transmitida de geração em geração naquela família era de grande qualidade. Uma fé sincera, sem fingimento. Uma fé dessa natureza é fruto de alguns fatores: 1) Um modelo vivo – alguns se contentam em contar histórias bíblicas a seus filhos; outros, vivem-nas. O exemplo fala mais do que mil palavras. 2) Experiências pessoais – Timóteo fora criado num lar onde as experiências pessoais com Deus eram reais. Não somente se falava sobre oração, orava-se. Não somente ensinava-se que Deus responde às orações, como recebiam-nas na prática. Ele tinha diante de si não apenas uma religião, mas um modelo de como andar com o Senhor a cada dia. Uma fé sem fingimento é um caminhar sincero sem querer impressionar a homens, mas a Deus. Foi o que Eunice conseguiu impregnar em seu filho.

Uma fé sem fingimentos, sincera. Devemos nos perguntar: Temos vivido de forma coerente com o que ensinamos a nossos filhos? Temos sido uma pessoa na igreja e outra, em casa? Temos procurado ter experiências com Deus em família? Podemos ajudar nossos filhos a desenvolverem um senso crítico para que saibam diferenciar o verdadeiro do falso. Por exemplo, que eles saibam discernir uma obra má, mesmo quando for praticada por alguém do meio cristão. Que eles sejam estimulados a primar sempre por uma fé sincera, sem fingimentos.

4. O Fundamento da Fé - “e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus.” (2 Timóteo 3:15 RA)

O testemunho que temos acerca de Timóteo nos revela o investimento espiritual que sua mãe fez. Ela se dedicou a ensinar-lhe as sagradas letras das Escrituras desde a sua infância. Certamente ela não se arrependeu do seu esforço. Timóteo conheceu Abraão e Sara, Isaque e Rebeca, Jacó e Raquel, José, Moisés, Josué, Gideão, Sansão, Débora, Davi, Salomão, e tantos outros referenciais bíblicos que acabou se tornando um deles. Ele se familiarizou com as Escrituras porque Eunice facilitou-lhe o caminho, desde a sua tenra idade, contando histórias, ensinando princípios e colocando-se como modelo.

O firme fundamento é a Palavra de Deus. Ela confronta toda sorte de pecados: os vícios, o engano, as paixões da mocidade, a porta larga, etc. Ela também revela o propósito da nossa vida: de onde viemos, quem somos, para que estamos aqui e para onde vamos. A Palavra de Deus nos ensina como agradá-lo e realizar Sua obra. Todo o fundamento de que necessitamos está à nossa disposição para recebermos e para transmitirmos.

Eunice foi uma excelente transmissora da fé porque foi uma boa ouvinte, de coração ensinável. A fé transmitida foi de grande qualidade porque foi sincera, sem fingimentos, produto de uma real vivência da Palavra a cada dia. Ela soube lançar no coração de seu filho o verdadeiro, único e sólido fundamento das Escrituras Sagradas.

“Espero, porém, no Senhor Jesus, mandar-vos Timóteo, o mais breve possível, a fim de que eu me sinta animado também, tendo conhecimento da vossa situação. Porque a ninguém tenho de igual sentimento que, sinceramente, cuide dos vossos interesses;... E conheceis o seu caráter provado, pois serviu ao evangelho, junto comigo, como filho ao pai.” (Filipenses 2:19, 20 e 22 RA)

Nenhum comentário: