quarta-feira, 1 de abril de 2009

Um Coração Propício para a Semeadura

Texto Bíblico: Marcos 4:1-9

INTRODUÇÃO

Nesta mensagem veremos os diferentes tipos de solos que recebem a semente. O solo representa o coração do homem, enquanto que a semente, a Palavra de Deus. Como temos recebido a Mensagem Divina em nosso íntimo?

1. A Semente que Caiu à Beira do Caminho

A semente que caiu à beira do caminho representa a Palavra, semeada no coração, que não pode germinar por causa da dúvida. Ela não encontrou um lugar propício para brotar, por falta de entendimento sobre a mensagem da salvação. A pessoa que ouve a pregação do Evangelho, não tendo, contudo, alguém que a ajude a entender melhor o que ouviu, acaba se expondo a espíritos de dúvida e incredulidade que roubam a semente plantada no coração. O problema de outras pessoas, no entanto, não será a falta de um ajudador, e sim, a própria deliberação para não aceitar a mensagem pregada. Trata-se daqueles que sempre se justificam para não terem de mudar de vida. Conscientemente deixam a Palavra num canto qualquer, facilitando a vinda das aves do céu para levar a semente (Isaías 6:9).

2. A Semente que Caiu no Solo Pedregoso

A semente que caiu no solo pedregoso, representa a Palavra lançada num terreno duro que dificulta a penetração das raízes da nova planta. Quando o Evangelho se choca com a dureza de posturas, atitudes, posições e estruturas de raciocínios, terá dificuldades para germinar, crescer e frutificar. Jesus compara tal situação à pessoa que logo recebe a Mensagem com alegria. Vindo, porém, a perseguição por causa da Palavra, assusta-se e abandona o caminho. De que perseguição Ele está falando? Cremos que as novas posturas que as Escrituras propõem ao cristão entrarão em choque com a velha maneira de viver. Percebendo a dificuldade de renunciar antigos e arraigados comportamentos pecaminosos para seguir o Evangelho, a pessoa se desanima e deixa de lutar. Como conseqüência, a semente morre (Atos 26:27-29).

3. A Semente que Caiu entre os Espinhos

A semente que caiu entre os espinhos, representa a Palavra lançada no interior da pessoa, mas que não conseguiu frutificar por causa dos cuidados deste mundo e da sedução das riquezas. O apego às questões terrenas em detrimento das espirituais, impediram a frutificação do grão. A pessoa que tem como tesouro os bens deste mundo, não encontrará espaço em seu coração para buscar os valores celestiais. Estará sempre embaraçada e sufocada pelos espinhos das dívidas, das pressões financeiras e das preocupações relacionadas à sobrevivência (Lucas 12:13-21; 18:18-30).

4. A Semente que Caiu em Bom Solo

A semente que caiu em bom solo, representa a Palavra que encontrou um coração receptivo e cheio de fé. Ele recebe a Mensagem de bom grado, sem questionamentos. É esse o terreno fértil que permite a frutificação da semente conforme a sua espécie. Um coração assim, receptivo e maleável, pode ser resultado de anos de preparo por intermédio das circunstâncias da vida. Deus sabe como arar um terreno até torná-lo propício para a semeadura. A tribulação, o desemprego, o sofrimento, a perda, são exemplos de situações que podem amolecer o solo do coração, viabilizando o plantio da semente. O arado divino, tão eficaz na remoção das resistências, continua trabalhando em milhares de pessoas que um dia receberão a semente redentora. Quando o solo está pronto, a semeadura e a colheita são certas (Lucas 1:38; João 1:12).

CONCLUSÃO

Vimos que a indiferença à Palavra pregada e a falta de entendimento espiritual, deixam a semente exposta aos espíritos de dúvida e incredulidade. A dificuldade de renunciar a velha conduta para abraçar a nova vida em Cristo, impede o aprofundamento das raízes cristãs. A ansiedade quanto ao que comer, beber e vestir, e a preocupação excessiva com as coisas materiais deste mundo, impedem a frutificação da Palavra no coração. O solo trabalhado e propício para a semeadura, é o modelo a ser buscado por todas as pessoas. Ele fala de um espírito receptivo capaz de abrigar o Evangelho da Graça, poderoso para salvar o mundo.

APLICAÇÃO

Remova todas as preocupações que estejam desviando a sua atenção neste momento. Feche os olhos e comece a transferir para Deus sua ansiedade e temores. Prepare o seu coração para receber outras sementes de vida.

Nenhum comentário: