segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Mical e o Caminho Para a Esterilidade

Introdução

Um dos maiores objetivos da vida do homem é ser abençoado por Deus. Desejamos sempre ter a bênção dEle em nossa vida e a buscamos. Mas muitas vezes somos nós mesmos os responsáveis para que essas bênçãos se percam. Mical poderia ter desfrutado de tesouros maravilhosos de Deus se tivesse percebido que seu esposo buscava mais o Senhor do que uma posição. O fato dela não se permitir participar dos sonhos do seu esposo por ter uma falsa visão de superioridade trouxe conseqüências desastrosas para sua vida como mulher e esposa. Ela desperdiçou sua vida por escolher o orgulho e a separação. Vejamos se não podemos estar correndo o mesmo risco de perder o que Deus tem de melhor pra nós.

Um Relacionamento à Distância

“Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.” (2 Samuel 6:16 RA)

Enquanto Davi se alegrava com o retorno da arca da aliança para Jerusalém, Mical, sua esposa, observava tudo pela janela. À distância, ela deixa de participar da alegria do marido e do povo que com ele estava.
Precisamos tomar cuidado quando percebemos que estamos nos distanciando das pessoas que são importantes para nós. Isso pode acontecer quando alimentamos diferenças, mágoas, ressentimentos, ira, ou, simplesmente posturas que agridem ao outro.

Perguntamos: Será que você tem deixado de lado as alegrias e vitórias das pessoas mais chegadas por causa de conceitos que o isolarão dos seus amados? Você consegue perceber quando as pessoas que você julga importante começam a se afastar por causa dos seus comentários e posições discordantes?

Para meditar: Sl 19.13; Pv 11.2

O Desprezo do Coração

“Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.” (2 Samuel 6:16 RA)

Acredito que não exista algo mais prejudicial em um relacionamento do que o desprezo de um pelo outro. Está relacionado a deixar de honrar, de valorizar, de respeitar. Conseqüentemente, quem despreza o outro deixa de envidar seus esforços para lhe fazer bem. Não há motivação para isso, porque o objeto de honra se tornou desprezível aos seus olhos. Quando se chega nesse nível realmente há de se ter uma intervenção divina.

Perguntamos: Você tem desprezado no coração alguém que um dia já amou sinceramente? Você percebe como o desprezo às pessoas lhe deixa alguém mais amargo e ferino, distante do projeto de Deus pra você?

Para meditar: Pv 1.7; Jo 15.12

A Filha de Saul

“Ao entrar a arca do SENHOR na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do SENHOR, o desprezou no seu coração.” (2 Samuel 6:16 RA)

Mical, embora sendo esposa de Davi, em várias partes do trecho bíblico é chamada de filha de Saul. Como filha do antigo rei de Israel, Mical parece conservar em sua vida as mesmas raízes de orgulho tão evidentes em seu pai. Além disso, outra herança era a de não ser íntima de Deus, e por isso, não entender a alegria vivida por Davi naqueles dias.
Havia um enorme abismo entre o fervor espiritual de Davi e a apatia de Saul. Mical, infelizmente, reflete a mesma indiferença quanto às coisas de Deus que a leva a desprezar seu marido e também ao próprio Deus diante de Quem Davi dançava.

Perguntamos: Quando há alegria no meio do povo de Deus, será que a sua indiferença ou até mesmo a irritação, não podem demonstrar a que nível você tem se distanciado de Deus, perdendo a singeleza do amor dEle?

Para meditar: Pv 21.4; 1 Tm 6.17-19

Fechando a Porta da Bênção

Quando Davi terminou de abençoar o povo, partiu com alegria para fazer o mesmo pela sua casa. Ao aproximar-se, porém, Mical saiu-lhe ao encontro com palavras duras e amargas. Todo o fervor e a alegria armazenada em prol dos da sua família se depararam repentinamente com o que chamamos de “balde de água fria”. Até de “vadio” Davi foi chamado. Ela estava indignada com o fato do rei haver dançado diante de pessoas comuns sem a sua veste real, embora usasse uma estola sacerdotal.
Por causa da sua indignação e das palavras proferidas sem sabedoria, desprezando e desonrando seu marido, Mical fecha a porta da bênção que estava prestes a ser liberada também em seu favor. Ao contrário disso, a Bíblia diz que ela terminou sua vida sem filhos. Não se sabe ao certo se isso aconteceu porque ela teria se tornado estéril ou porque Davi não quis mais ter intimidade com ela. De uma forma ou outra, ela terminou seus dias infeliz, depois de haver fechado o canal de Deus por meio de sua amargura de coração.

Perguntamos: Você está consciente de que pode fechar a porta da bênção por causa de suas críticas ou atitudes negativas? Caso isso seja uma realidade, você não gostaria de mudar de postura e abrir o coração para uma renovação do Espírito Santo em seu interior?
Para meditar: Sl 9.2; Sl 122.1; Hc 3.18

Nenhum comentário: