terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Rute e a Amizade Verdadeira

Introdução

A história de Rute tem um ingrediente especial. Fala de uma amizade verdadeira encontrada na simplicidade de um relacionamento de nora e sogra que serve como exemplo para nossos relacionamentos interpessoais. Quando a tragédia as encontrou Rute dá o exemplo de que amigos não abandonam amigos. Que vão até o fim com eles a fim de dar-lhes o consolo e o abrigo que precisam. Hoje vamos estudar três princípios que mantêm viva uma amizade verdadeira.

1. Lealdade

Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te. (Rute 1.16)

Uma tragédia havia abatido em cheio a vida de Noemi. Seu marido morrera, seus dois filhos também. Estava longe de sua terra e não sabia como seria recebida lá. Já estava em idade avançada, o que certamente não lhe renderia um novo casamento. Dependeria de misericórdia para sobreviver. Só havia lhe sobrado suas duas jovens noras. Uma resolveu tentar a vida novamente com seu povo. Mas Rute dá exemplo de lealdade: “não me importo comigo; vou contigo até onde você precisar”.
Essa certamente é uma das virtudes mais em falta nos nossos dias. Por pouquíssima coisa amizades são rompidas e inimizades começam. Por discordâncias pequenas duas pessoas se afastam feridas e não se motivam a perdoar nem reatar.
A lealdade é uma virtude de quem sabe caminhar com alguém independentemente do que acontece com ela. A lealdade me leva à fidelidade. Manter-me junto a alguém para servir-lhe de suporte, consolo e alento.
“A lealdade de Rute a Noemi e a Deus fez com que ela deixasse sua terra natal, Moabe, para ir a Judá. Embora fosse estrangeira, ela tornou-se ancestral de Davi e de Cristo”. (Comentário da Bíblia Plenitude na pág. 279)

Perguntamos: Você consegue abençoar a vida de alguém, mesmo que isso contrarie seus interesses pessoais, para que ela consiga se erguer de tropeços ou tragédias?

Para meditar: Rute 1.14; Sl 31.23; 1 Co 10.13

2. Serviço

Rute, a moabita, disse a Noemi: Deixa-me ir ao campo, e apanharei espigas atrás daquele que me favorecer. (Rute 2.2)

Vendo que a sua sogra já não tinha idade para fazer um serviço mais forte, Rute se dispõe a buscar o sustento para elas. Mesmo diante de um estado melancólico apresentado por Noemi, Rute não desanima de mostrar-lhe que a vida deve ser conquistada, e por isso se dispõe a ira à luta.
Precisamos aprender a socorrer aqueles que precisam de nós, quando suas vidas estão entrando pelo caminho do desalento e da frustração. Muitas vezes precisamos ter a disposição para lutar por alguém que está desistindo e que não consegue ver a luz no fim do túnel. Nosso serviço a ela vai trazê-la de volta para a vida, mostrando que os propósitos do Senhor não se encerraram quando algo não anda da maneira planejada.
A amizade verdadeira se preocupa em levantar o amigo caído, servindo-o com disposição e alegria, até a sua recuperação.
Quando Noemi soube do resultado do serviço de Rute, ela recobrou seu ânimo e agradeceu a Deus pelo sinal de ainda era com ela (Rt 2.20).
“Aprenda a servir. Saiba que Deus nos chama a servir aqueles a quem amamos. Creia que Deus honrará aqueles com disposição de servir”. (Comentário da Bíblia Plenitude na pág. 279)

Perguntamos: Você tem disposição para servir desinteressadamente a alguém que precise de socorro e está prestes a desistir da vida? Você daria a alguém um pouco da sua vida sem saber se vai haver alguma recompensa?

Para meditar: Ap 2.19; Sl 126.6; Gl 6.7.

3. Retidão Moral

“Sucedeu que, pela meia-noite, assustando-se o homem, sentou-se; e eis que uma mulher estava deitada a seus pés. Disse ele: Quem és tu? Ela respondeu: Sou Rute, tua serva; estende a tua capa sobre a tua serva, porque és resgatador”. Rt 3.8,9

As ações de Rute diante de Noemi estavam bem clara. Boaz lhe disse que “toda a cidade do meu povo sabe que és mulher virtuosa”. Isto representa que talvez muitos homens estivessem interessados em casar-se com ela. Mas Rute tem seus olhos voltados não somente para seus próprios benefícios. Ela pensa em Noemi. Por esse motivo ela trata de aproximar-se de alguém que possa dar-lhe segurança, mas que aceite sua sogra como sendo parte de sua família.
O texto também fala de que Rute se preserva diante daquele homem, não se deixando levar pelo seu estado de alegria por causa do vinho. A amizade com Noemi exigia também pureza para que sua sogra não passasse por desmoralização. Rute se preserva estendendo a bênção sobre Noemi.
Amados, muitas vezes somos cercados por “amigos” que só se interessam por nós enquanto temos algo a lhes oferecer. É preciso entender que a amizade verdadeira encontra seus próprios limites e não nos obriga a tomarmos atitudes que certamente nos levarão a pecar, trazendo sobre nós e os que nos cercam impureza moral.
Jesus é exemplo de alguém que ofereceu tudo por nós sem comprometer sua retidão moral.

Perguntamos: Você tem a preocupação de proteger os seus amigos de comentários maliciosos e fofocas que podem comprometer também a sua reputação? Qual o limite em sua vida para abençoar aqueles que precisam que você os abençoe?

Para meditar: 1 Reis 3:6; Salmo 84:11; Isaías 33:15.


Myron Junior
Insejec / RP

Nenhum comentário: