quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Sara e o Poder de Frutificação

Introdução

Há algumas virtudes desenvolvidas no decorrer da vida que ajudam a abrir portas espirituais de bênção sobre o indivíduo e sua família. Na Bíblia, além da passagem citada acima, há outras referências ao caráter de Sara que fazem dela uma mulher especial, digna de nota.

Sara era mulher de Abraão. Ambos receberam a promessa de um filho, sendo ela estéril e já de idade avançada. Mas, aos 90 anos, cumpriu-se a promessa para alegria sua, de Abraão e de toda a sua posteridade. Quais virtudes de Sara podemos destacar?

1- A Fé – Hebreus 11:11a diz: “Pela fé, também, a própria Sara recebeu poder para ser mãe...”

Sua primeira virtude foi a de crer contra todas as evidências humanas. Além da idade avançada ela era estéril. No entanto, sua fé a levou a uma dimensão espiritual onde todas as coisas são possíveis. Sua fé gerou nela poder para ser mãe e conforme ela conseguia ver assim ela se tornou: mãe de multidões.

A mulher de hoje precisa de fé constante para não andar conforme o que vê neste mundo material. Tal fé fará dela uma pessoa muito especial pela capacidade de transformar situações difíceis em oportunidade para ver o sobrenatural agindo. Ela terá condições de fazer do seu lar um lugar de esperança e de possibilidades, ao invés de se deixar levar pela visão derrotista que para nada serve.

2- O Conhecimento de Deus – Hebreus 11:11b diz: “...pois teve por fiel aquele que lhe havia feito a promessa.”

Sara conhecia o caráter íntegro de Deus porque também andava com Ele. Ela sabia que o Senhor era fiel porque tinha intimidade com Ele. O poder de frutificação nela operado estava relacionado essencialmente à sua relação de comunhão com o Senhor que lhe fizera a promessa.

O conhecimento de Deus fará dela uma pessoa livre. Muitas se sentem reféns de seus próprios maridos ou das pessoas que querem subjugá-la. Mas quando se deparam com os atributos do Senhor, tranqüilizam seus corações e entregam seus temores nas mãos de Quem é Fiel.

3- O Adorno Interior do Coração – I Pedro 3:3-4 diz: “Não seja o adorno da esposa o que é exterior...seja, porém, o homem interior do coração...”

Essa passagem bíblica refere-se à Sara e a outras mulheres idôneas. Conforme o texto, Sara estava preocupada em crescer no seu interior. Ela buscava uma beleza não passageira nem frívola, mas algo que a enobrecesse como pessoa pelo que possuía em seu interior e não no exterior.

A mulher de Deus busca crescer no seu interior. Através da leitura e da meditação na Palavra ela vai gradualmente se renovando interiormente. Ela também busca se conhecer melhor, corrigindo as falhas que descobriu e aperfeiçoando as virtudes.

4- O Espírito Manso e Tranqüilo – I Pedro 3:4 diz: “...unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranqüilo, que é de grande valor diante de Deus.”

Sara demonstrou mansidão e tranqüilidade em várias ocasiões de sua vida. Quando Deus pediu ao seu esposo que saísse de sua terra e da sua parentela, ela o acompanhou sem questionar. Quando Deus pediu o filho Isaque em sacrifício, ela não interferiu. Quando Abraão a expôs ao perigo no Egito querendo que ela se passasse por sua irmã em vez de esposa, ela também se submeteu com tranqüilidade. Com exceção do que aconteceu entre ela e Agar, em nenhum outro momento a vemos perturbada ou reclamando contra Deus ou contra seu esposo.

A mansidão e a tranqüilidade serão fundamentais para a sobrevivência num mundo violento e turbulento. Violência gera violência, mas a mansidão faz cessar o espírito bélico. A tranqüilidade, por sua vez, será apenas a exteriorização da fé do coração. Uma fé interior inabalável que se manifesta através de um semblante tranqüilo, mesmo em meio à lutas.

5- A Espera em Deus – I Pedro 3:5 diz: “Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus...”

Sara precisou desenvolver a capacidade de esperar em Deus para todas as coisas. Num certo momento ela se impacientou oferecendo sua serva para ter um filho com seu esposo em seu lugar. Isso lhe trouxe problemas mas serviu para trabalhar a habilidade de esperar em Deus. Ela descobriu que tentar fazer as coisas do modo humano não funciona. O tempo e o modo do Senhor são mais seguros e eficientes.

Ela espera em Deus pelas coisas que almeja sem se desanimar. Espera pela conversão de sua casa ou pela realização do sonho pessoal. Ela pode ter de esperar por muitas coisas, mas tem de aprender a esperar em Deus. Enquanto espera por algo ela é alimentada pelo Senhor. Não é uma espera solitária, mas sim, em Deus.

6- A Submissão e Obediência – I Pedro 3:5 diz: “...estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão...”

Sara sabia que não tinha um marido perfeito. Abraão, por medo, colocou a vida dela em risco no Egito (Gn. 12:10-20). Mas também sabia que a sua submissão só lhe trazia proteção e segurança da parte de Deus. O Senhor a protegeu no erro de Abraão, e isso também lhe serviu de experiência de que os que se submetem aos princípios divinos serão por Ele respaldados.

A submissão e a obediência ao marido ou aos pais, se for solteira, fará com que um escudo de proteção seja sobre ela, sempre. Essas atitudes não tem por objetivo levá-la à escravidão, pelo contrário. É certo que muitos homens se aproveitam para subjugá-la, mas eles serão subjugados pelo Senhor deles, Jesus Cristo. Os maridos, porém, que entendem o seu papel, se utilizarão da submissão feminina para protegê-la e manifestar afeto, assim como Cristo fez pela igreja, amando-a e entregando-se a Si mesmo por ela.

7- A Confiança Interior – I Pedro 3:6 diz: “...da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.”

Como dissemos acima, Sara aprendeu a andar sobre os princípios da Palavra. Fazendo assim, ainda que seu marido se equivocasse em alguma coisa, ela, porém, seria preservada. Sara possuía uma confiança interior baseada não nos acertos de seu esposo, mas na fidelidade soberana do Senhor.

Ela não teme nenhuma perturbação. Venham os vendavais da vida ou tribulações tão comuns de tempos em tempos. Ela está firme na confiança em Deus. Ela sabe que sempre haverá uma saída indicada pelo Senhor, e, por isso, não se abala.


Sara desenvolveu essas virtudes durante a sua vida, especialmente enquanto aguardava o cumprimento da promessa de um filho. Seu corpo não foi o único a receber poder de frutificação. Percebemos pela lição de hoje que antes do corpo, seu interior foi o primeiro foco divino.

Nenhum comentário: