quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Abraão e o Caminho da Fé

Introdução

Abraão foi conhecido na Bíblia como o Pai da Fé. Sua história de vida foi marcada por atos de fé que viabilizaram a concretização dos projetos de redenção para a humanidade. Como homens de Deus queremos aprender com ele.

1 - Fé Para Ouvir e Obedecer a Deus – Gn. 12:1 diz: “Ora, o Senhor disse a Abrão...Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.” e 12:4a: “Partiu, pois, Abrão, como o Senhor lhe ordenara...”

Deus falou com Abraão e ele ouviu a Sua voz. Ouvir a voz divina é, sem dúvida, a experiência mais importante que um homem pode registrar em sua vida. Todo o encaminhamento que Abraão teve para si e para sua família foi a partir de uma experiência com a Palavra de Deus falada ao seu coração.

O Homem de Deus precisa se habituar a ouvir a voz divina. O Senhor fala de diversas formas. Por meio da Bíblia Ele nos revela Seu plano maravilhoso de redenção. Através da oração Ele fala ao nosso coração, consolando e direcionando. Ele também desperta a nossa consciência quando erramos para que corrijamos nossos atos. Ele fala suavemente ao nosso espírito mostrando o caminho que devemos seguir.

2 - Fé Para se Desprender das Origens – Gn 12:1 diz: “Sai-te da tua terra, da tua parentela, e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei.”

De nada adiantaria ouvir a voz de Deus se não houvesse disposição para obedecer. O Senhor lhe pediu que houvesse um rompimento com as origens pagãs. Tera, pai de Abraão, servia a outros deuses (Josué 24:2). Para ser abençoado, Abraão precisava romper espiritualmente com os deuses a quem serviram seus pais.

As maldições precisam ser quebradas para que haja frutificação. Romper com os velhos hábitos pecaminosos se faz necessário para que agrademos ao Senhor. O rompimento não é com a família, mas com os seus deuses. Devemos continuar honrando e valorizando nossos entes queridos, mas servir unicamente a Deus.

3 - Fé Para Edificar Altares – Gn. 12:7 diz: “Apareceu, porém, o Senhor a Abrão, e disse: À tua semente darei esta terra. Abrão, pois, edificou ali um altar ao Senhor, que lhe aparecera.”

O altar na época de Abraão representava um lugar para adorar a Deus. Hoje não precisamos de altares feitos por mãos humanas porque o Senhor já edificou um altar em nossos corações. Podemos adorar a Deus em nosso espírito (João 4:24). Abraão passou por lugares especiais e os consagrou levantando ali um altar de adoração. Hoje, podemos fazer do nosso lar, do nosso local de trabalho e da nossa igreja, lugares onde o Senhor será honrado e adorado.

Posso ser um adorador onde estiver plantado. O meu lar deve ser o principal lugar para se invocar a Deus, de onde extirparei toda a sorte de mal, contenda, irritação, gritaria e blasfemia. Posso estender essa adoração para o trabalho, para escola, para os relacionamentos, entendendo que o Senhor quer ser glorificado em cada área da minha vida.


4 - Fé Para se Desprender das Coisas Materiais – Gn. 13:9 diz: “Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.”

Quando Abraão e Ló precisaram se separar por causa da contenda entre os seus pastores, Abraão não demonstrou ganância sentindo-se no direito de escolher a melhor parte. Pelo contrário, deixou a escolha por conta de Ló. Ele sabia que Deus o abençoaria de uma forma ou outra; e esse princípio ele demonstrou em toda a sua vida.

A minha vida deve ser vivida sem ganância. Meus olhos devem estar voltados para o Senhor que prometeu não desamparar-me. Como Abraão foi um exemplo de dizimista, eu devo seguir seu modelo (Gn. 14:20).

5 - Fé Para o Quebrantamento – Gn. 13:4 diz: “até o lugar do altar, que dantes ali fizera; e ali invocou Abrão o nome do Senhor.”

Abraão tinha acabado de passar por uma situação de vergonha, conseqüência de um erro cometido. Ele havia pedido para que sua mulher dissesse que era sua irmã com medo de morrer nas mãos dos egípcios. Repreendido por Faraó, Abraão voltou ao mesmo lugar onde edificara um altar de adoração a Deus. Ele soube voltar ao lugar de onde não deveria ter saído. O seu coração quebrantado lhe garantiu um caminhar seguro diante de Deus.

Arrependimento e quebrantamento diante de Deus são chaves essenciais para a liberação das bênçãos prometidas. Saber voltar ao lugar de origem e reconhecer que errou na escolha do caminho, demonstram um coração sábio e ensinável. É nessa hora que vamos pedir perdão a quem ofendemos e nos reconciliar com o Senhor, contra quem pecamos.

6 - Fé Para Guerrear por Sua Família – Gn. 14:14 diz: “Ouvindo, pois, Abrão que seu irmão estava preso, levou os seus homens, treinados, nascidos em sua casa, em número de trezentos e dezoito, e perseguiu os reis até Dã.”

Ló, sobrinho de Abraão, havia sido levado cativo juntamente com o povo de Sodoma. Quando Abraão soube disso logo providenciou um meio de resgatá-lo. O senso de aliança que Abraão possuía era tão forte que o sobrinho era como se fosse o próprio irmão. Ele tinha de guerrear por ele como o faria por qualquer um de sua casa.

Lutar pela preservação da nossa casa é um dos papéis mais importantes a desenvolver. Ter uma esposa feliz, filhos sem traumas, e uma família que se sente segura e protegida por nós, por si só, já é um grande galardão. Às vezes teremos de lutar como leões para que ninguém invada sorrateiramente nosso arraial para destruí-lo. Os invasores podem ser as drogas, as más influências, as preocupações excessivas, etc.

7 - Fé Para Honrar a Deus Acima de Tudo – Gn. 22:16 diz: “e disse: Por mim mesmo jurei, diz o Senhor, porquanto fizeste isto, e não me negaste teu filho, o teu único filho...”

Isaque era o filho da promessa e o bem mais precioso que Abraão possuía, depois da sua esposa. O Senhor decide provar o coração de Abraão, pedindo seu filho em sacrifício. O homem de Deus obedece e leva seu unigênito ao lugar indicado. Depois de tudo pronto ele levanta o cutelo para o sacrifício mas imediatamente é impedido pelo próprio Senhor. Pronto! Ele já havia dado provas suficientes de que Deus era realmente o primeiro em sua vida, não negando-lhe nem o único filho.

Acima de tudo deve estar o Senhor. Acima de mim mesmo ou da minha própria família, deve estar o Senhor. Quando O substituímos por qualquer outra coisa, certamente veremos o efeito negativo dessa inversão de valores. Mas quando O honramos acima de tudo, Ele é fiel e também nos honrará em nosso caminhar.

Através desses atos Abraão demonstrou sua fé.

Nenhum comentário: