quarta-feira, 18 de março de 2009

Maria e as Escolhas Mais Importantes

Introdução

Há muitas pessoas que perdem tempo precioso de suas vidas ocupadas com atividades sem valor. Queremos nos ater aos exemplos de uma mulher que soube discernir o que era mais importante. Suas experiências nos ajudarão a avaliar melhor onde temos empregado nossas vidas.

1. As Pessoas São Mais Importantes do Que as Coisas - “Tinha ela uma irmã, chamada Maria, e esta quedava-se assentada aos pés do Senhor a ouvir-lhe os ensinamentos.” (Lucas 10:39 RA)

Maria e Marta, irmãs de Lázaro, são conhecidas pela amizade que tinham com Jesus, e, especialmente pelo relato de uma das visitas que o Mestre lhes fez. Na ocasião, Marta estava agitada, procurando arrumar a casa, preparar a comida e deixar tudo em ordem, com a boa intenção de oferecer o melhor para Jesus. Maria, no entanto, quedava-se aos pés do Senhor para ouvir Seus ensinos. Enquanto a irmã mais velha estava mais preocupada com as “coisas da casa”, Maria se preocupava com as “pessoas”. Marta era uma excelente hospedeira mas ignorava que o Senhor estava mais preocupado com o coração delas do que com a “mancha na toalha”. Maria entendia isso, e decidiu oferecer-Lhe o mais importante: sua própria pessoa, mais do que a uma casa limpa.

Muitas famílias encontram dificuldades nessa área. Alguns pais passam toda a vida trabalhando para prover alimento, moradia, educação e conforto aos filhos, mas se esquecem de que estar com eles é mais importante do que o que é feito por eles. Marido e mulher seriam mais felizes se passassem mais tempo um com o outro, do que apenas trabalhando um para o outro.

2. “Ser” é Mais Importante do que “Ter” - “Entretanto, pouco é necessário ou mesmo uma só coisa; Maria, pois, escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada.” (Lucas 10:42 RA)

Marta buscava “ter” uma casa em ordem, enquanto Maria anelava “ser” uma pessoa diferente. A Palavra que Maria recebia de Cristo estava mudando o seu ser interior, suas motivações, seus pensamentos e toda a sua vida. Tal benefício seria permanente e não passageiro. Era importante cuidar das coisas da casa como Marta fazia, porém, ter o privilégio de receber o Criador dos céus e da terra em seu próprio lar era algo muito mais importante do que qualquer outra coisa a se fazer na vida. Aquele que se ocupa somente do serviço e não se abastece em Deus, caminha para o esgotamento espiritual, chegando a se tornar infrutífero em seu ministério. As pessoas que se preocupam mais com o “ter” ou “fazer”, esquecendo-se de que o “ser” é mais importante, com o tempo, começam a ver suas reservas internas esgotadas porque deixaram de investir no coração.

Precisamos investir no que Deus mais valoriza: nosso coração. “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Provérbios 4:23 RA). Ter muitas coisas em ordem, mas um coração desnutrido por falta da Palavra de Deus e de Sua Presença, está longe da prioridade que Ele estabeleceu para nós.

3. Adorar a Deus é Mais Importante do que Servir aos Outros - “Estando ele em Betânia, reclinado à mesa, em casa de Simão, o leproso, veio uma mulher trazendo um vaso de alabastro com preciosíssimo perfume de nardo puro; e, quebrando o alabastro, derramou o bálsamo sobre a cabeça de Jesus.” (Marcos 14:3 RA)

A mesma Maria, irmã de Marta, também é responsável por esse ato de fé. Ao despejar o preciosíssimo perfume sobre Jesus, demonstra que soube dar mais valor ao mais importante. Ela foi criticada por alegarem que o valor do bálsamo serviria para sustentar os pobres. Jesus, no entanto, respondeu que os pobres sempre estão presentes entre o povo, mas que Ele não permaneceria ali por muito tempo. Entre dar aos pobres e oferecer a Jesus seu melhor, Maria, mais uma vez fez a escolha certa. “E ainda que eu distribua todos os meus bens entre os pobres e ainda que entregue o meu próprio corpo para ser queimado, se não tiver amor, nada disso me aproveitará.” (1 Coríntios 13:3 RA). A obra social só terá sentido quando a fazemos por causa de uma relação saudável com Deus, de amor e adoração. Essa devoção ao Senhor fará transbordar nosso afeto pela Sua obra prima: o homem. Então, como conseqüência do amor ao Senhor, os pobres serão sustentados, os enfermos curados, e os homens sem Deus, salvos.

“Amarás, pois, o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e de toda a tua força. O segundo é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.” (Marcos 12:30-31 RA). A ordem é: primeiro Deus, depois o homem. Quando a nossa relação com Deus é equilibrada, servimos aos homens de forma mais satisfatória.

4. O Mais Importante Não Pode Esperar - “Porque os pobres, sempre os tendes convosco e, quando quiserdes, podeis fazer-lhes bem, mas a mim nem sempre me tendes.” (Marcos 14:7 RA)

Maria teve o discernimento de que a morte de Cristo se aproximava, e, por isso, apressou-se a ungi-lO. Os pobres sempre estariam presentes entre o povo, e poderiam ser servidos em outro tempo. Jesus, porém, não podia esperar. Maria é um exemplo para nós de que precisamos fazer hoje o que amanhã poderá ser tarde demais. Não apenas quanto à nossa relação com Deus, como também acerca dos demais temas da vida. Por exemplo, a educação dos filhos durante a infância é de suma importância para firmar valores para toda a vida. Deixar passar essa fase pode trazer prejuízos irreversíveis. Pregar o evangelho aos amigos, vizinhos e familiares antes que eles morram, é urgente, tendo em vista que nem todos morrem por velhice. Fazer o que era mais importante no tempo certo foi o estilo de vida de Maria. Seu senso de prioridades se tornou um exemplo para nós.

Precisamos orar para que o Espírito Santo nos deixe cientes do que realmente é o mais importante em cada área de nossas vidas. No dia de hoje: o que é o melhor na minha relação com o cônjuge, com os filhos, no trabalho, no reino de Deus, etc. Através de uma breve meditação acerca desse tema, precisamos descobrir se não estamos deixando passar esse tempo sem fazer o que só poderia ser executado nesta hora.

Maria foi uma mulher virtuosa porque soube dar prioridade às pessoas, ao ser interior, à adoração a Cristo e às coisas mais importantes que não podiam esperar.

“Em verdade vos digo: onde for pregado em todo o mundo o evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.” (Marcos 14:9 RA)

Nenhum comentário: