quarta-feira, 18 de março de 2009

Salomão e a Excelência da Sabedoria

Introdução

Não podemos falar de Salomão sem destacar sua sabedoria. Veremos hoje quais os benefícios práticos de uma vida sábia e por quê devemos buscá-la.

1- A Sabedoria Organiza a Nossa Vida – “Vendo, pois, a rainha de Sabá toda a sabedoria de Salomão, e a casa que edificara, e a comida da sua mesa, e o lugar dos seus oficiais, e o serviço dos seus criados, e os trajes deles, e seus copeiros, e o holocausto que oferecia na Casa do SENHOR, ficou como fora de si.” – I Reis 10:4-5

Salomão vivia uma vida organizada com relação à sua moradia (casa que edificara), alimentação (comida da sua mesa), liderança (lugar dos seus oficiais), administração (serviço dos seus criados), estética (trajes), tempo de descontração (copeiros que serviam o vinho), bem como, quanto à sua relação com Deus (holocausto que oferecia na Casa do Senhor). Sua sabedoria lhe permitia pensar em todos os detalhes da sua vida e das pessoas que com ele trabalhavam, sem se esquecer de também dar o devido tempo ao Senhor. Uma pessoa desprovida dessa graça divina tem dificuldades de se organizar ou de estabelecer suas prioridades. Alguns, por exemplo dizem que a vida é corrida e que por isso não conseguem dar tempo para Deus nem para a família. Mas a sabedoria divina, agindo em nossas vidas, nos ajuda a nos organizarmos para que todo propósito seja estabelecido em nós. “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos.” (Tiago 1:5 NTLH)

Devemos pedir sabedoria ao Senhor para organizar melhor a nossa vida. Há prioridades que Ele quer estabelecer para nós que somente em Sua presença discerniremos. Precisamos organizar a nossa relação espiritual com Deus, a vida pessoal, familiar, ministerial, profissional, relacional e civil. Com a sabedoria divina todas as coisas serão estabelecidas e levadas a bom termo.

2- A Sabedoria Abençoa os Homens – “Felizes os teus homens, felizes estes teus servos, que estão sempre diante de ti e que ouvem a tua sabedoria!”- I Reis 10:8

Outro benefício da sabedoria é que ela não somente organiza a nossa vida, como também abençoa, facilita e alegra a vida daqueles que conosco trabalham. Eles são felizes porque desfrutam de uma liderança tranqüila, que sabe para onde caminha e que alcança os objetivos propostos. A família de um homem assim também é feliz, conforme o relato do Salmo: “Feliz aquele que teme a Deus, o SENHOR, e vive de acordo com a sua vontade! Se você for assim, ganhará o suficiente para viver, será feliz, e tudo dará certo para você. Em casa, a sua mulher será como uma parreira que dá muita uva; e, em volta da mesa, os seus filhos serão como oliveiras novas.” (Salmos 128:1-3 NTLH).

Como estão as pessoas ao nosso redor? Como elas se sentem com a nossa liderança? Temos sido pais sábios que não provocam a ira dos filhos? Temos sido maridos sábios que sabem falar ao coração das esposas? Temos procedido sabiamente para com os nossos empregados ou patrões, praticando a justiça e nunca os lesando em coisa alguma? Eles serão felizes se desfrutarem de uma liderança que não os explora ou os ignora; porque a sabedoria divina abençoa as pessoas que nos cercam.

3- A Sabedoria Glorifica a Deus – “Bendito seja o SENHOR, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar no trono de Israel; é porque o SENHOR ama a Israel para sempre, que te constituiu rei, para executares juízo e justiça.” – I Reis 10:9

Como vimos, a sabedoria abençoa o indivíduo que a possui, as pessoas que com ele convivem, e, agora, também glorifica a Deus. É propósito do Senhor conceder sabedoria aos homens para que estes, através de seus feitos, revelem o Senhor. A rainha de Sabá quando viu a excelência de tudo o que Salomão tinha feito, glorificou ao Deus de Israel e levou para sua nação uma semente de temor ao Senhor em seu coração. Um homem que vive prudentemente, não dando mau testemunho, sendo correto e andando sabiamente, contribui para que os outros homens vejam a presença do Senhor em sua vida. Eles vão desejar conhecer a Deus que se manifesta através de uma pessoa assim; da mesma forma que a rainha desejou conhecer mais a Quem havia concedido tanta sabedoria a um rei como Salomão. “Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16 RA)

Temos andado em sabedoria para com os que ainda não conhecem ao Senhor, dando bons testemunhos da nossa fé? Um homem sábio leva as pessoas a conhecerem Jesus através de seus feitos. Um testemunho honesto no local de trabalho vale mais que mil pregações; e um andar em integridade por causa do temor a Deus, revela o padrão de verdade a seguir seguido.

4- A Sabedoria Multiplica a Prosperidade – “Deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, e muitíssimas especiarias, e pedras preciosas; nunca mais veio especiaria em tanta abundância, como a que a rainha de Sabá ofereceu ao rei Salomão.” – 1 Reis 10:10

Salomão e seu reino já eram riquíssimos. Além de tudo o que já possuíam foi-lhes acrescentado mais e mais; para se cumprir a palavra de Cristo: “Pois ao que tem se lhe dará, e terá em abundância; mas, ao que não tem, até o que tem lhe será tirado.” (Mateus 13:12 RA). Deus nunca dará nada a ninguém que não possa cuidar bem do que recebera. É por isso que o homem sábio prospera cada vez mais. Ele tem a capacidade outorgada pelo Senhor para adquirir a prosperidade, administrá-la bem e canaliza-la ao cumprimento dos propósitos benditos a favor dos homens. O homem insensato é egoísta e avarento; tudo deseja, mas nada tem. Até o que pensa ter, um dia lhe será tirado. “Cobiçais e nada tendes; matais, e invejais, e nada podeis obter; viveis a lutar e a fazer guerras. Nada tendes, porque não pedis; pedis e não recebeis, porque pedis mal, para esbanjardes em vossos prazeres.” (Tiago 4:2-3 RA). Mas o homem que teme ao Senhor (e o temor do Senhor é o princípio da sabedoria – Provérbios 9:10) prospera mais e mais.

A prosperidade não significa, necessariamente, ter muito dinheiro. O homem sábio prospera em felicidade pessoal, é rico nos relacionamentos familiares e farto da graça divina. Ele também pode crescer em suas posses e bens porque Deus tem prazer em abençoar a quem O honra, administrando bem o que dEle recebeu.

A sabedoria de Salomão organizou toda a sua vida, abençoou e alegrou o coração dos homens que conviviam com ele, glorificou ao Deus de Israel, e multiplicou abundantemente sua prosperidade.

“eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e inteligente, de maneira que antes de ti não houve teu igual, nem depois de ti o haverá.” (1 Reis 3:12 RA)

Nenhum comentário: