sábado, 14 de março de 2009

Maria Madalena e as Primícias para Cristo

Introdução

Quando dizemos primícias estamos falando das primeiras coisas. Maria Madalena, de quem Jesus expulsou sete demônios (Marcos 16:9), se tornou alguém muito importante também por ser a primeira pessoa a adorar ao Senhor depois de ressurrecto. Suas primeiras experiências com Cristo ao redor do túmulo nos servem de modelo acerca das primeiras coisas que podemos oferecer-lhe.

1- Maria e as Primícias da Perseverança – “Maria, entretanto, permanecia junto à entrada do túmulo, chorando. Enquanto chorava, abaixou-se, e olhou para dentro do túmulo.” – João 20:11

Quando Maria percebeu que Cristo não estava mais no sepulcro, saiu correndo e foi anunciar a Pedro e a João; os quais vieram, certificaram-se do que ela havia dito, e voltaram para casa. Ela, porém, voltou para o sepulcro e permaneceu ali até descobrir o que havia lhe acontecido. Seu amor pelo Mestre era grande demais para se contentar com aquela situação inexplicável. Ela precisava urgentemente de uma resposta e estava disposta a perseverar em sua busca. Seu clamor era: “...levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram”. O seu desespero se repete hoje. As pessoas estão confusas porque muitas não conseguem vê-lO em meio aos problemas diários. Estão em agonia porque juntamente com Ele levaram também sua fé, esperança e paz. Mas os que perseveram em buscá-lO, O verão e se alegrarão pela restituição do que se fora.

Precisamos nos perguntar se perseveramos nas coisas que nos propomos a fazer para Deus. Tenho perseverado na oração? Tenho insistido na minha vida devocional, mesmo quando ela me parece cansativa? Tenho lutado persistentemente contra as tentações que me cercam e que querem me afastar de Deus? Somente os perseverantes prevalecerão.

2- Maria e as Primícias da Revelação – “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela, voltando-se, lhe disse, em hebraico: Raboni (que quer dizer Mestre)!” – João 20:16

Ela foi a primeira a quem Jesus Se revelou. Sua perseverança ao redor do sepulcro lhe garantiu a primeira aparição do Cristo ressurrecto; demonstrando que os que O buscam seriamente não serão frustrados nem se decepcionarão. “Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração.” (Jeremias 29:13 RA). O que aconteceu com Maria serviu de lição para toda a igreja de hoje. Muitos se cansam na sua busca pelo Senhor; não perseveram na procura de uma revelação profunda da Sua Palavra. Logo se desanimam e facilmente voltam para suas casas como fizeram os outros discípulos. Porém, Maria ficou com a melhor parte. Ela ouviu Jesus chamar seu nome. Isso significa mais do que a simples pronúncia do nome de alguém; representava para ela: dignidade, amor, respeito, intimidade e tudo o mais que aqueles sete demônios roubaram no passado, e que foram resgatados pelo Senhor. Maria, portanto, recebeu a primeira revelação dAquele que verdadeiramente a conhecia, a quem ela tanto buscava.

Maria entregou o melhor das primícias da perseverança; e Cristo lhe entregou também o Seu melhor: a revelação. Precisamos do melhor das revelações de Deus que nos ajudem a lidar com os problemas familiares, profissionais, ministeriais, e outros. Necessitamos da presença bendita de Cristo que alivia nossas tensões e dissipa nossos medos em meio aos desafios da vida.

3- Maria e as Primícias da Adoração – “Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai...” – João 20:17a

Perseverança, revelação e adoração. Sua busca perseverante culminou numa intensa adoração quando descobriu que era Ele quem estava ali, pessoalmente. Maria Madalena teve o privilégio de ser a primeira pessoa que pode adorar o Cristo ressurrecto. O texto bíblico não cita a palavra adoração, mas isso está implícito quando Cristo pede para que ela não O detenha ou não O toque. Certamente ela correu em sua direção e O abraçou, ou lançou-se aos seus pés. Ela estava satisfeita. Sua busca havia terminado e a única coisa que ela queria era permanecer aos seus pés. A genuína adoração é aquela que preenche os espaços vazios do coração que nenhuma outra pessoa pode preencher, senão Jesus. É aquela que tranqüiliza o coração e aquieta a alma, porque estão supridos, satisfeitos. Assim Maria estava diante de Cristo, apenas adorando. Não queria pedir-lhe nada, nem contar seus problemas ou coisa parecida. Ela queria tão somente estar diante dEle, com Ele, aos pés dEle. Isso bastava e nada mais.

Logo de manhã precisamos encontrar o caminho da adoração. Deus merece nossas primeiras horas do dia, antes de qualquer outra coisa. Se nos detivermos nesse caminho todos os dias não andaremos mais perdidos, sem rumo nem direção. O coração do Pai se abrirá e revelará Seus direcionamentos bem como toda Sua vontade para conosco que é boa, agradável e perfeita (Romanos 12:2)

4- Maria e as Primícias da Missão – “...mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” João 20:17b

Depois de perseverar, receber revelação e adorar, Maria recebeu a mais sublime de todas as missões: anunciar que Cristo ressuscitou. Somente quem O conhece de verdade é quem tem condições de levar esperança aos que não tem mais nenhum vigor. Ela tinha muito o que contar. O mesmo que a livrara da opressão de sete demônios e restaurara sua dignidade, agora estava vivo e pronto para fazer o mesmo a todo o que nEle cresse. Ela precisava contar isso a todo mundo pelo caminho. Cristo também queria que ela o fizesse, e, por isso, depois de detida por alguns minutos na Sua presença, Ele a liberou para que, apressadamente, anunciasse as boas novas de ressurreição.

Quando entramos no coração do Pai por meio da adoração, descobriremos qual a Sua maior paixão: a salvação do homem perdido. É impossível uma pessoa que conheceu o coração de Deus não se transformar num fervoroso pregador do evangelho. Oração e Adoração que não resultam em demonstração prática do amor de Deus pelo perdido, são nulas.

As primeiras coisas que podemos oferecer ao Senhor nos dias de hoje estão relacionadas a uma atitude perseverante, não mais à beira do túmulo, mas ao redor do trono da graça. Sua revelação a nós será certa, na medida em que O buscamos de todo o coração. Depois das primícias da adoração, logo de manhã, Ele também nos requererá as primícias da nossa pregação. Que seja uma das nossas prioridades anunciar aos outros que Cristo ressuscitou.

“Recomendou-lhe Jesus: Não me detenhas; porque ainda não subi para meu Pai, mas vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: Subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus.” (João 20:17 RA)

Nenhum comentário: