quinta-feira, 12 de março de 2009

A Sunamita e o Modelo de Determinação

Introdução

Falaremos sobre uma mulher cuja característica especial era a determinação. O que ela tinha em seu coração não hesitava em cumprir. Um dia, sentiu o desejo de construir um quarto para o profeta Eliseu, com cama, cadeira, mesa e um candeeiro; e assim como desejou, assim o fez. Agora ela enfrenta um problema grave, onde só encontrará solução se mais uma vez for determinada.

1- Não Desistiu do Filho – “Subiu ela e o deitou sobre a cama do homem de Deus; fechou a porta e saiu.” – II Reis 4:21

O problema grave foi a morte de seu filho; mas ela não estava disposta a perdê-lo. A sunamita estava determinada a lutar pela vida do menino com todas as suas forças. Às vezes vamos ter de nos conformar com a perda de alguém. Nem sempre teremos tudo o que desejamos. Mesmo ela já estava acostumada a não ter o que desejava, porque no passado teve de conviver com sua própria esterilidade (4:14). Mas naquele caso ela sabia que não devia desistir. Aquela criança foi fruto de um milagre e, aos olhos dela, não podia partir assim. Ela o deitou na cama do profeta em vez de providenciar o funeral, porque estava determinada a lutar pela sua vida.

Podemos correr o risco de estar perdendo o filho não para a morte, mas para as drogas, para as amizades infrutíferas ou para algum outro caminho mal. Se tivermos a mesma atitude determinada que a sunamita teve, não vamos aceitar tais situações de braços cruzados. Vamos lutar por um resgate até que o nosso desejo seja cumprido.

2- Não Contaminou Sua Fé – “Chamou a seu marido e lhe disse: Manda-me um dos moços e uma das jumentas, para que eu corra ao homem de Deus e volte. Perguntou ele: Por que vais a ele hoje? Não é dia de Festa da Lua Nova nem Sábado. Ela disse: Não faz mal.” – II Reis 4:22-23

A sunamita se mostrou determinada a não contaminar sua fé. Ela não chorou, como se tivesse aceitado a morte; não contou ao marido, talvez para não ter de lidar com o desespero dele e assim perturbar sua confiança; disse ao moço da carruagem para não se deter no caminho, e quando Geazi lhe perguntou sobre a família e o menino, ela disse que tudo estava bem. Todas essas atitudes tiveram como fruto a conservação da sua fé, que se manteve firme sem pensar em outra coisa, a não ser na salvação do seu filho.

Há várias coisas que podem nos esmorecer: um comentário negativo, uma palavra de desestímulo, uma doença, etc. Precisamos cuidar para que nada tenha maior poder do que a nossa visão de restauração. Você pode estar lutando para restaurar seu casamento, por exemplo, e ouvir várias pessoas dizendo que não há mais jeito. Você tem que decidir a quem vai ouvir e o que vai fazer com as suas convicções.

3- Não Se Desviou da Fonte Divina – “Chegando ela, pois, ao homem de Deus, ao monte, abraçou-lhe os pés. Então, se chegou Geazi para arrancá-la; mas o homem de Deus lhe disse: Deixa-a, porque a sua alma está em amargura, e o Senhor mo encobriu e não mo manifestou.” – II Reis 4:27

O alvo fixo daquela mulher era chegar ao homem de Deus que lhe fizera a promessa de um filho, no passado (4:16). A quem buscava, na verdade, não era a um homem mas a quem ele representava. Eliseu era a boca de Deus na terra. Portanto, a sunamita estava determinada a não se desviar da fonte, Deus, que falava por meio de seus profetas. Foi Deus quem prometera um filho, e esse Deus era poderoso para devolver sua vida a qualquer momento. A sunamita se recusou terminantemente a aceitar qualquer coisa diferente do que ela entendia ser a vontade de Deus para aquela situação.

Nossa fonte não é o profeta nem o pastor. Nossa Fonte é Deus mesmo que Se revela em Sua Palavra. Quando as circunstâncias apontam numa direção, precisamos checar se é a mesma direção para onde aponta as Escrituras Sagradas. A Palavra de Deus é Fonte de toda a sabedoria e instrução. Ela está acima da vida e da morte, porque é o Senhor quem está falando. Quando estivermos confusos e sem direção podemos recorrer a Ela, até encontrarmos luz e paz.

4- Recebeu a Bênção Conforme Sua Visão de Fé – “Porém disse a mãe do menino: Tão certo como vive o Senhor e vive a tua alma, não te deixarei. Então, ele se levantou e a seguiu.” – II Reis 4:30

Muitas vezes vemos Jesus falar: “Seja feito conforme a tua fé” (Mateus 8:13). Cristo valoriza a visão de fé que cada um forma em seu coração, e de como cada um se programa para receber sua bênção. Alguns tinham a expectativa de que Jesus estivesse presente para impor as mãos, etc.; outros, simplesmente pediam somente a liberação de uma palavra de cura, e já seria suficiente (Mateus 8:8). Tudo sempre aconteceu conforme a visão de fé de cada um. A sunamita, por sua vez, havia alimentado sua fé visualizando a chegada de Eliseu e sua oração em favor do menino. Ela não estava disposta a abrir mão dessa visão, até que o profeta decidisse ir com ela para orar pelo menino e ressuscitá-lo pelo poder da oração e da fé em Deus. Ela recebeu sua bênção exatamente como a viu de antemão; conforme sua visão de fé.

Será que temos sonhado com o que desejamos que aconteça? Temos formado uma visão de fatos que desejamos que ocorram? Os sonhos são a linguagem do Espírito Santo. Alguns só conseguem enxergar a derrota e o fracasso. Você está sendo desafiado a sonhar alto, os altos projetos de Deus destinados a você, sua família, sua profissão, e sua vida ministerial.


A sunamita foi um modelo de determinação porque não desistiu da vida de seu filho, não permitiu que sua fé fosse contaminada e não desviou-se da fonte divina. Como conseqüência recebeu sua bênção exatamente conforme sua visão de fé.

“Ela entrou, lançou-se aos pés dele e prostrou-se em terra; tomou o seu filho e saiu.” – II Reis 4:37

Um comentário:

Wilson Maia disse...

testando comentários