quarta-feira, 16 de setembro de 2009

O Precioso Tesouro do Pai

Texto Bíblico: Mateus 13:44

INTRODUÇÃO

1. O Tesouro Escondido no Campo – v.44a

Jesus já havia deixado claro em parábolas anteriores que o campo é o mundo. Nesse campo é que se semeia a boa semente da “parábola do semeador” (13:1-23), a boa semente que cresce ao lado do joio (13:24-30), e o grão de mostarda que se desenvolve grandemente (13:31-32). Pois bem, é nesse campo que também se encontra um tesouro maravilhoso. Assim como a boa colheita trouxe grande alegria ao cultivador, da mesma forma, o tesouro no campo foi motivo de grande exultação para quem o encontrou. Nós somos o bom tesouro encontrado no mundo. Andávamos desgarrados como ovelhas sem pastor e reputados como sem valor algum aos olhos deste mundo mau. Por isso estávamos escondidos no campo, desprezados e rejeitados (Isaías 53:6, 11). Porém, o meigo olhar divino nos encontrou e nos resgatou em meio à grande multidão. Para Ele, fomos tidos como preciosos demais a ponto de sermos comparados a um tesouro de grande valor. Glória a Deus, porque você é o tesouro de valor inestimável encontrado por Deus!

2. O Tesouro Achado e Escondido Novamente Por Um Tempo – v.44b

O descobridor do tesouro depois de acha-lo, busca um meio de protege-lo de possíveis investidas de ladrões e salteadores, escondendo-o novamente, até que reúna condições de adquiri-lo pelo devido preço. Entre a descoberta do tesouro e a sua aquisição definitiva há um tempo a ser vivido e condições a serem cumpridas. Depois de conquistados pelo grande amor de Deus não fomos imediatamente transportados para a Sua presença gloriosa. Antes, fomos escondidos novamente no mundo. Com uma diferença: vivemos ainda no mundo, porém não somos mais deste mundo (João 15:19; 17:14-18). A nossa permanência neste mundo é por um tempo, apenas. Há um propósito para que permaneçamos aqui. Precisamos pregar o evangelho aos nossos amigos e familiares, contando-lhes o que Jesus nos fez. Precisamos aprender a lidar com as adversidades deste mundo até que nos tornemos filhos maduros. Mas nunca podemos nos esquecer da gloriosa promessa que Ele nos deixou para esse tempo da nossa existência aqui na terra: “Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo” – João 16:33

3. O Tesouro Comprado Por Um Alto Preço – v.44c

Altamente motivado pela grande descoberta, o homem da parábola avalia o produto e o considera tão valioso a ponto de vender tudo o que tinha para comprar o campo. Todos os seus bens e valores, todas as suas economias e investimentos, tudo o que podia dispor, colocou naquela negociação a fim de possuir aquele bem maior. Assim Deus fez por nós! Não foi o homem pecador que, uma vez encontrando o tesouro do Reino dos Céus, vendeu o que tinha para compra-lo. Primeiro, porque o pecador não tem nada para oferecer a Deus em troca da sua própria salvação. Segundo, porque o Reino de Deus não se compra; ele é uma dádiva divina, oferecida de graça. Porém, para Deus resgatar o homem do seu pecado custou-lhe um altíssimo preço. Ele precisou abrir mão do Seu bem mais precioso, Seu próprio filho amado, entregando-o para morrer em nosso lugar. Esse foi o preço pago pelo Pai (João 3:16). Mas para o Filho também houve um custo. Ele abriu mão da Sua condição divina, tornando-se homem e servo dos homens, dispondo-se a morrer a morte de cruz e descer às partes mais baixas da terra (Fp. 2:5-11). Cristo pagou um alto preço para nos resgatar. E o preço da compra foi o seu próprio sangue (I Coríntios 6:20; 7:23; Apocalipse 5:9; I Pedro 1:18).

Fomos comprados pelo precioso sangue de Cristo. Portanto, não somos mais deste mundo e este mundo não tem mais poder sobre nós. Lembre-se disto quando você tiver a impressão de que este mundo vai lhe engolir, junto com as pressões e angústias da vida. Saiba que se Jesus venceu o mundo, você também o vencerá na sua experiência diária.

CONCLUSÃO

A igreja de Cristo é composta de pessoas que foram tiradas do mundo e lavadas pelo Seu sangue precioso. Ela permanece na terra até cumprir seu propósito glorioso de servir a Deus e pregar aos homens buscando a salvação de todos aqueles por quem Cristo também morreu. Ela foi comprada por bom preço, o sangue de Jesus, e quando se cumprir o devido tempo estará para sempre com o Senhor.

APLICAÇÃO

Alegre-se pelo fato de saber que você foi encontrado por Deus, e que, para Ele, você possui um altíssimo valor. Lute contra toda e qualquer possível tendência a uma baixa auto-estima, e comece a se ver como Deus o vê. Valorize também o fato de você ter sido comprado por Ele, não se permitindo vender-se novamente às paixões deste mundo tenebroso. Antes, glorifique a Deus no seu corpo em toda a sua vida.

Nenhum comentário: