segunda-feira, 24 de maio de 2010

Deus se lembra de mim?

Texto bíblico: Gênesis 40:9-23

“Então, o copeiro-chefe contou o seu sonho a José e lhe disse: Em meu sonho havia uma videira perante mim. E, na videira, três ramos; ao brotar a vide, havia flores, e seus cachos produziam uvas maduras. O copo de Faraó estava na minha mão; tomei as uvas, e as espremi no copo de Faraó, e o dei na própria mão de Faraó. Então, lhe disse José: Esta é a sua interpretação: os três ramos são três dias; dentro ainda de três dias, Faraó te reabilitará e te reintegrará no teu cargo, e tu lhe darás o copo na própria mão dele, segundo o costume antigo, quando lhe eras copeiro. Porém lembra-te de mim, quando tudo te correr bem; e rogo-te que sejas bondoso para comigo, e faças menção de mim a Faraó, e me faças sair desta casa; porque, de fato, fui roubado da terra dos hebreus; e, aqui, nada fiz, para que me pusessem nesta masmorra. Vendo o padeiro-chefe que a interpretação era boa, disse a José: Eu também sonhei, e eis que três cestos de pão alvo me estavam sobre a cabeça; e no cesto mais alto havia de todos os manjares de Faraó, arte de padeiro; e as aves os comiam do cesto na minha cabeça. Então, lhe disse José: A interpretação é esta: os três cestos são três dias; dentro ainda de três dias, Faraó te tirará fora a cabeça e te pendurará num madeiro, e as aves te comerão as carnes. No terceiro dia, que era aniversário de nascimento de Faraó, deu este um banquete a todos os seus servos; e, no meio destes, reabilitou o copeiro-chefe e condenou o padeiro-chefe. Ao copeiro-chefe reintegrou no seu cargo, no qual dava o copo na mão de Faraó; mas ao padeiro-chefe enforcou, como José havia interpretado. O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu.” (Gênesis 40:9-23 RA)

Introdução

Acredito que muitos de nós já vivemos experiências difíceis ou prolongadas, nas quais dissemos: “Deus esqueceu-se de mim”, talvez tomando como exemplo o copeiro que ficou de dar uma força para José, mas esqueceu-se dele. No entanto, ao cabo de dois anos Deus despertou a memória do copeiro, fazendo-nos entender que o homem pode esquecer, mas Deus não.

Precisamos entender que a lembrança de Deus funciona de uma forma diferente de como acontece com os homens:

I - Como Funciona a Lembrança Divina?

1. Não é como a lembrança do homem.

a. Ela é mais forte do que os laços maternos – Isaías 49:15

(Isaías 49:15) - Porventura pode uma mulher esquecer-se tanto de seu filho que cria, que não se compadeça dele, do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse dele, contudo eu não me esquecerei de ti.

2. A lembrança divina é ativada pela aliança – Êxodo 2:24

(Êxodo 2:24) - E ouviu Deus o seu gemido, e lembrou-se Deus da sua aliança com Abraão, com Isaque, e com Jacó;

3. A lembrança divina gera uma ação

a. Deus se lembrou de Noé e fez passar um vento sobre a terra que acalmasse as águas – Gênesis 8:1

(Gênesis 8:1) - E LEMBROU-SE Deus de Noé, e de todos os seres viventes, e de todo o gado que estavam com ele na arca; e Deus fez passar um vento sobre a terra, e aquietaram-se as águas.

b. Deus se lembrou de Abraão e tirou Ló do meio de Sodoma – Gênesis 19:29

(Gênesis 19:29) - E aconteceu que, destruindo Deus as cidades da campina, lembrou-se Deus de Abraão, e tirou a Ló do meio da destruição, derrubando aquelas cidades em que Ló habitara.

c. Deus se lembrou de Raquel e lhe deu um filho chamado José – Gênesis 30:22
i. Lembrando que José significa “Ele aumenta...Ele acrescenta”
ii. Foi José o instrumento de Deus para preservação da vida e da família de Jacó no tempo da fome


(Gênesis 30:22) - E lembrou-se Deus de Raquel; e Deus a ouviu, e abriu a sua madre.

II - Estou eu em aliança com Deus para que Ele se lembre de mim?

1. Entendendo os sonhos do copeiro e do padeiro:

Copeiro – vinho
Padeiro – pão

Pão e Vinho são os elementos da Ceia do Senhor que participamos regularmente e que fala de Aliança.

“Porque eu recebi do Senhor o que também vos entreguei: que o Senhor Jesus, na noite em que foi traído, tomou o pão; e, tendo dado graças, o partiu e disse: Isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a nova aliança no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim.” (1 Coríntios 11:23-25 RA)

2. Entendendo especificamente o sonho do copeiro

a. Videira – Jesus é a Videira Verdadeira

“Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o agricultor.” (João 15:1 RA)

b. Três Ramos – Três Dias

“Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12:40 RA)

c. Ao Brotar a Vide, Havia Flores – Ressurreição

“Mas, de fato, Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo ele as primícias dos que dormem.” (1 Coríntios 15:20 RA)

d. E Seus Cachos Produziam Uvas Maduras

“Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.” (João 15:5 RA)

e. O Mais Importante do Sonho do Copeiro

i. Ele tomou das uvas e as espremeu no copo de faraó. O Faraó dos dias de José seria instrumento de Deus para preservação da vida dos habitantes da terra e da família de Jacó. O vinho é símbolo do sangue, e o sangue é vida:

“Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida.” (Levítico 17:11 RA)

ii. Jesus derramou o seu sangue pela redenção de todo o que n’Ele crê

“Se, porém, andarmos na luz, como ele está na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu Filho, nos purifica de todo pecado.” (1 João 1:7 RA)

3. Entendendo especificamente o sonho do padeiro

a. Três Cestos de Pão – Três Dias

“Porque assim como esteve Jonas três dias e três noites no ventre do grande peixe, assim o Filho do Homem estará três dias e três noites no coração da terra.” (Mateus 12:40 RA)

b. Todos os Manjares de Faraó, Arte de Padeiro – Obras da Carne

“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” (Gálatas 5:19-21 RA)

c. Faraó te Tirará Fora a Cabeça, e te Pendurará num Madeiro

“Certamente, ele tomou sobre si as nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus e oprimido. Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (Isaías 53:4-5 RA)

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro),” (Gálatas 3:13 RA)

“Porque o pecado não terá domínio sobre vós; pois não estais debaixo da lei, e sim da graça.” (Romanos 6:14 RA)

d. e as Aves te Comerão as Carnes

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” (Gálatas 5:16 RA)

“mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências.” (Romanos 13:14 RA)


Conclusão


Deus se lembra de mim? Se estou em aliança com Ele por meio do Sangue de Cristo que é vida e me purifica de todo o pecado, e em comunhão com o Corpo de Cristo que levou no madeiro meus pecados e minhas maldições, sim.

Nenhum comentário: