quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

40 Dias de Reflexão - 1º Dia

Êxodo - Capítulo 1

A Prosperidade de Israel

O pequenino povo que começou a crescer dentro do contexto do Egito, agora se tornou um povo forte e numeroso. As setenta pessoas que lá entraram para se refugiarem da fome mundial, sob a mão de José, multiplicaram-se de forma extraordinária. “Mas os filhos de Israel foram fecundos, e aumentaram muito, e se multiplicaram, e grandemente se fortaleceram, de maneira que a terra se encheu deles.” (Êxodo 1:7 RA) Essa prosperidade é fruto da mesma bênção divina proferida a Abraão e seus descendentes: “Ora, disse o SENHOR a Abrão: Sai da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai e vai para a terra que te mostrarei; de ti farei uma grande nação, e te abençoarei, e te engrandecerei o nome. Sê tu uma bênção! Abençoarei os que te abençoarem e amaldiçoarei os que te amaldiçoarem; em ti serão benditas todas as famílias da terra.” (Gênesis 12:1-3 RA)

Reflexão: Saiba que as bênçãos do crescimento e da prosperidade são suas, em Cristo.

A Astúcia de Faraó

Sabedor de quem era aquele povo que estava crescendo dentro do Egito, Faraó, com astúcia, impõe cargas sobre os israelitas, com o objetivo de imprimir em suas mentes uma consciência de escravidão, e, portanto, de inferioridade. O seu medo era de que Israel conhecesse seu próprio potencial, descobrindo quem ele realmente era, e se levantasse contra a nação egípcia. Achou, então, uma forma de oprimi-los, ocupá-los com cargas, e destruir sua auto-estima. “Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José. Ele disse ao seu povo: Eis que o povo dos filhos de Israel é mais numeroso e mais forte do que nós. Eia, usemos de astúcia para com ele, para que não se multiplique, e seja o caso que, vindo guerra, ele se ajunte com os nossos inimigos, peleje contra nós e saia da terra. E os egípcios puseram sobre eles feitores de obras, para os afligirem com suas cargas. E os israelitas edificaram a Faraó as cidades-celeiros, Pitom e Ramessés.” (Êxodo 1:8-11 RA)

Reflexão: Não deixe Satanás lhe enganar acerca de quem você realmente é, em Cristo.

O Poder de Superação

Apesar do sofrimento imposto pelos oficiais egípcios, Israel cada vez mais crescia e se espalhava por toda a terra. A bênção dada a Abraão e aos seus descendentes não ignorava os revezes da vida. Eles sempre aconteceram e sempre estarão presentes na vida de quem procura servir ao Senhor. A despeito deles, porém, o reerguer-se das cinzas, dos escombros, da aflição e do sofrimento, à semelhança do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, sempre será uma marca tanto de Israel quanto da Igreja. “Mas, quanto mais os afligiam, tanto mais se multiplicavam e tanto mais se espalhavam; de maneira que se inquietavam por causa dos filhos de Israel;” (Êxodo 1:12 RA)

Reflexão: Se obstáculos surgirem, contorne-os, e prossiga a jornada, sempre avançando.

O Temor do Senhor

Mesmo debaixo de uma ordem explícita para matar a todas as crianças do sexo masculino, as parteiras Sifrá e Puá, escolheram temer ao Senhor em vez de temer a Faraó. Deixaram os meninos com vida, e por essa escolha, Deus lhes constituiu família. “As parteiras, porém, temeram a Deus e não fizeram como lhes ordenara o rei do Egito; antes, deixaram viver os meninos.” (Êxodo 1:17 RA) “E Deus fez bem às parteiras; e o povo aumentou e se tornou muito forte. E, porque as parteiras temeram a Deus, ele lhes constituiu família.” (Êxodo 1:20-21 RA)

Reflexão: Você sempre será abençoado quando se desviar do mal por temer ao Senhor.

Nenhum comentário: