Êxodo - Capítulo 2
Vendo que era formoso
“E a mulher concebeu e deu à luz um filho; e, vendo que era formoso, escondeu-o por três meses.” (Êxodo 2:2 RA)
Faraó impetrou uma sentença de morte contra todos os meninos recém-nascidos de Israel. Eles deveriam ser lançados no Rio Nilo. Joquebede, mãe de Moisés, vendo que ele era formoso, escondeu-o enquanto pôde. Qual mãe não acharia formoso o seu próprio filho? Ela, porém, viu nele não apenas a beleza natural de uma criança, do ponto de vista materno; mas algo a mais – o propósito divino, para além das afeições naturais de mãe para filho.
Reflexão: Veja-se como formoso aos olhos de Deus, por causa de um propósito estabelecido mesmo antes de você nascer.
Cria este menino para mim e lhe pagarei o seu salário
“Então, lhe disse a filha de Faraó: Leva este menino e cria-mo; pagar-te-ei o teu salário. A mulher tomou o menino e o criou.” (Êxodo 2:9 RA)
Quando deixamos Deus no controle, as situações adversas sempre serão revertidas a nosso favor. Miriã acompanhou seu irmãozinho pelo Rio Nilo depois dele ser lançado em cesto lacrado. Deus o conduziu às mãos de uma pessoa bondosa que se compadeceu da criança e a livrou da morte. Por mediação da irmã, Moisés volta para os cuidados da mãe legítima, sendo até paga para cuidar dele, além de receber o respaldo e a proteção da filha de Faraó.
Reflexão: “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará” - Salmo 37:5
Saiu para ver os seus labores
“Naqueles dias, sendo Moisés já homem, saiu a seus irmãos e viu os seus labores penosos; e viu que certo egípcio espancava um hebreu, um do seu povo. Olhou de um e de outro lado, e, vendo que não havia ali ninguém, matou o egípcio, e o escondeu na areia.” (Êxodo 2:11-12 RA)
É muito importante sair para ver com os meus próprios olhos o mesmo que Deus tem visto e sentido todos os dias. Mais lá na frente o Senhor dirá: “tenho visto a aflição do meu povo”. O Senhor queria que Moisés fosse uma testemunha ocular da trágica situação em que o seu povo se encontrava. Só mesmo sentindo a mesma dor é que ele poderia fazer algo para mudar aquela situação.
Reflexão: O processo de mudança passa pela percepção, indignação, ação e transformação.
Moisés, um pastor de verdade
“Então, vieram os pastores e as enxotaram dali; Moisés, porém, se levantou, e as defendeu, e deu de beber ao rebanho.” (Êxodo 2:17 RA)
Desde cedo Deus estava forjando em Moisés a identidade ideal para ser um grande pastor. Em breve estaria ele conduzindo milhares e milhares de ovelhas pelo deserto à caminho da terra prometida. Diante de falsos pastores, egoístas, interesseiros e arrogantes, que enxotam as pessoas e que estão mais voltados para suas próprias necessidades do que voltados para o serviço aos outros, em amor, Moisés estava se levantando como um novo referencial.
Reflexão: Seja um referencial de amor, bondade e respeito ao próximo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário