sábado, 25 de junho de 2011

Não Temais

1ª Reflexão Sobre o Cristo Ressurreto

E, indo elas a dar as novas aos seus discípulos, eis que Jesus lhes sai ao encontro, dizendo: Eu vos saúdo. E elas, chegando, abraçaram os seus pés, e o adoraram. Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão. - Mateus 28:9 e 10

Você já parou para pensar em seus medos? Tive a curiosidade de me ater por alguns minutos aos meus, tanto os do presente quanto aos do passado, e fiquei um pouco surpreso com os resultados. A começar pelo medo do escuro ou de perder os pais quando criança, passando pelos desafios escolares um pouco mais crescidinho até aos medos de gente grande – doenças, acidentes, ladrões, pressões financeiras, infortúnios em geral, principalmente quando esses fantasmas estejam supostamente na iminência de atingir algum filho nosso.

Mas o medo tem uma história antiga. Ele foi uma das heranças mais trágicas da queda no Éden. Revelou-se logo que Adão percebeu a presença divina como de costume na viração do dia. “E ele disse: Ouvi a tua voz soar no jardim, e temi, porque estava nu, e escondi-me.” – Gênesis 3:10.

Desde então, desprovido do favor divino, todos os dias o homem foge de quem possa lhe impôr algum juízo ou trazer-lhe algum sofrimento, não importando a fonte – seja Deus ou o diabo.

Mas Jesus veio para nos dizer: Não temas!

Que verdade libertadora! A porta de entrada para o medo em Adão se fecha em Cristo. Glória a Deus! Uma nova ordem foi estabelecida que leva o nome de FÉ. Entendi, então, por revelação divina que todos os meus atos, pensamentos e sentimentos, devem estar permeados de fé, que é a única linguagem que me mantém conectado ao reino de Deus com todos os seus benefícios.

Ao ressuscitar, sabendo que as mulheres O procuravam no túmulo, Jesus foi ao encontro delas. Saudando-as, logo lhes disse: Não temais! Não se tratava de uma mensagem qualquer, mas de uma poderosa revelação de que a partir daquele momento não havia mais nada, absolutamente nada, que merecesse o nosso medo. O pior dos piores já havia sido enfrentado na cruz, mas vencido depois de três dias - a morte. E estava ali Aquele que havia garantido essa vitória não apenas para Si, mas principalmente para nós.

O argumento seguinte está embutido na ordem expressa: “Ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão”. Note que agora Jesus os chama de irmãos. Sim, antes do Seu martírio na cruz Ele era o Unigênito filho de Deus. Mas agora é o Primogênito – primeiro dentre muitos irmãos. Isso queria dizer que Seus discípulos podiam regozijar-se na nova posição adquirida gratuitamente – a posição de irmãos do Senhor Jesus Crsto. Será que alguém precisa temer alguma coisa tendo um irmão dessa natureza? Claro que não!

Lembro-me de um fato na minha adolescência: Estava eu com alguns colegas em um campinho de futebol, quando um rapaz mais velho do que nós começou a implicar comigo, querendo que eu me retirasse do campo. Um pouco intimidado pela situação, lembrando de que se tratava de alguém mais velho e mais forte, naturalmente, esbocei atender ao desejo dele. Mas eis que, subitamente, vi alguém conhecido despontando na esquina da praça em que nos encontrávamos. Era nada mais nada menos do que o meu irmão mais velho. Que alegria! Em questão de segundos enchi-me de um novo ânimo e de uma disposição de não mais aceitar aquela afronta, posicionando-me com as seguintes palavras: Eu vou ficar! O rapaz não entendeu nada até perceber meu irmão postado na beira do campo, garantindo-me aquele posicionamento. Joguei até quando quis e depois voltei para casa satisfeito com a vitória daquele dia.

Se isso aconteceu comigo quando simplesmente vi meu irmão (que por sinal nem se encontra mais entre nós), que diremos quando a visão do Cristo ressurreto dominar todo o nosso comportamento?!

A minha experiência pessoal destes últimos dias, depois que entendi o que significa “não temas” dito diretamente a mim, foi a de filtrar todos os resquícios de medo em qualquer atitude, pensamento ou sentimento do meu ser. Apliquei ao meu coração a fórmula da fé em todos os meus caminhos e tenho pedido ao Senhor para que me ajude a permanecer firme nesse posicionamento; que por sinal, é o unico no qual se consegue agradar a Deus.

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam.” - Hebreus 11:6

Wilson Maia dos Santos

Nenhum comentário: