sexta-feira, 6 de março de 2009

Ana e a Vitória na Oração

Introdução

Ana foi uma mulher que nos serve de exemplo para a vida de oração. Por meio de um clamor do mais profundo do seu coração, ela gerou Samuel, um dos mais importantes homens que Israel já conheceu. A vida de Ana nos inspira a buscar ao Senhor da mesma forma que ela O buscou e O encontrou.

1- Derramando a Alma – “Levantou-se Ana, e, com amargura de alma, orou ao Senhor, e chorou abundantemente.” – I Samuel 1:10

Ana era desprezada por sua rival, Penina (a outra mulher de Elcana), que zombava dela pelo fato dela ser estéril. Ela se amargurava com aquela situação ano após ano. Houve um momento em que a sua alma transbordou de tristeza, pelo que veio a buscar ao Senhor, suplicando-Lhe uma intervenção sobrenatural. Diante dEle derramou tudo o que sentia, abertamente. Chegou a passar muito tempo, orando e chorando, no Tabernáculo em Siló, diante do Único que podia mudar sua sorte. Esse derramar de alma demonstra confiança absoluta no Deus invisível, mas real. Sem reservas, formalismo ou religiosidade, ela desabafa sua amargura de alma, na confiança de que o Senhor a ouve e se interessa por ela. Para nós, Ana é exemplo de alguém transparente que não teme em se derramar diante de Deus em oração.

Derramar-se diante de Deus em oração é essencial para se desenvolver intimidade e confiança. O Senhor, além de tudo, é nosso amigo. Ele tem prazer em nos ouvir e alegria em nos atender. O formalismo mata a oração porque torna Deus cada vez mais distante e impessoal. Quando nos abrimos sem reservas revelamos o quanto acreditamos nEle e confiamos no Seu interesse por nós.

2- Recebendo Encorajamento e Estabelecendo a Paz – “Então, lhe respondeu Eli: Vai-te em paz, e o Deus de Israel te conceda a petição que lhe fizeste. E disse ela: Ache a tua serva mercê diante de ti. Assim, a mulher se foi seu caminho e comeu, e o seu semblante já não era triste.” – I Samuel 1:17-18

Depois de terminar sua oração, Ana foi encorajada pelo sacerdote Eli a confiar no Deus a quem ela tinha dirigido sua petição, e seguir seu caminho em paz. A entrega confiante daquele problema ao Senhor e o encorajamento do sacerdote fizeram com que seu semblante se alegrasse. Ela já não demonstrava mais amargura no olhar porque algo havia acontecido no seu interior. A paz de Deus que excede todo entendimento estava agora guardando seu coração e sua mente em perfeita paz (Filipenses 4:6-7, Isaías 26:3). Ana se tornou exemplo de vitória na oração porque foi humilde, aceitando encorajamento de outra pessoa; e também, porque soube apropriar-se da paz oferecida por Deus aos que nEle confiam.

Deus nos fortalece quando oramos; mas as pessoas também podem nos ajudar. Precisamos ser humildes para receber encorajamento de outras pessoas, como Ana recebeu do sacerdote Eli. A palavra dele fortaleceu a convicção de que Deus agiria em favor dela. A paz de Deus se estabelece quando entregamos de verdade uma situação a Deus e descansamos em Sua provisão.

3- Pedindo, Recebendo e Devolvendo ao Senhor – “E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos, se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva te não esqueceres, e lhe deres um filho varão, ao Senhor o darei por todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha.” – I Samuel 1:11

Ana sabia o que queria, e pediu ao Senhor um filho varão. Uma mulher estéril era uma desonra para o marido, que tinha o direito civil de até se divorciar de quem não pudesse gerar filhos. Um filho homem concedido por Deus tiraria toda vergonha que havia sobre ela, e resgataria a honra do marido. Ela pediu e recebeu (1:20). Ana, porém, soube fazer o que é mais importante: Devolver ao Senhor o fruto de suas orações. O menino foi dedicado a Deus por todos os dias de sua vida. Depois de desmamado (provavelmente aos 3 anos de idade), Ana o levou definitivamente para o Tabernáculo, aos cuidados do sacerdote Eli, para que ali passasse a servir ao Senhor por toda a vida. A conseqüência disso é que Samuel, seu filho, foi juiz, sacerdote, profeta, conselheiro e dedicado homem de Deus. Seu papel foi importantíssimo na história de Israel, porque sua mãe soube dedicá-lo ao Senhor.

Precisamos entender que o que pedimos a Deus sempre deve ser para a glória dEle. Mesmo que não façamos literalmente o que Ana fez, devemos saber consagrar as dádivas recebidas ao Senhor. Tudo o que eu peço e recebo deve ser colocado à disposição de Deus para o cumprimento de Seus propósitos. Sejam os filhos, a família, os bens, o emprego, o ministério, enfim, tudo vem de Deus e deve voltar para Deus de alguma forma.

4- Adorando a Deus Que Exalta o Abatido – “O Senhor empobrece e enriquece; abaixa e também exalta.” – I Samuel 2:7

Depois de receber o menino, cuidar dele por um tempo e o entregar no Tabernáculo, Ana adora a Deus e O exalta pelos Seus feitos. Em sua adoração ela reconhece que está diante do Senhor que levanta o caído, exalta o humilhado, fortalece o abatido, e enriquece o necessitado. A condição em que ela se encontrava antes do nascimento de Samuel era justamente a de fraqueza. Mas agora ela foi fortalecida e exaltada. Isso demonstra que ela teve uma experiência pessoal com Deus que transformou sua condição interior. A sua adoração demonstra como o Senhor Se revelou ao seu coração. Assim como Abraão conheceu o Jeová-Jiré (O Deus que Provê - Gênesis 22:14), Moisés, o Jeová-Rafa (O Deus que Sara – Êxodo 15:26), e tantos outros, Ana agora passou a conhecer o Deus que levanta o abatido e o exalta. Ela se tornou exemplo de oração porque sua relação com Deus não foi superficial. Ana pode falar de um Deus a quem ela passou a conhecer e com quem teve experiências pessoais.

A minha adoração deve ser fruto de uma experiência pessoal com Deus. Do contrário, estarei limitado a cantar hinos com letras feitas, mas que não refletem meus verdadeiros sentimentos. Ana adorou conforme o que ela via no Senhor. Nossa adoração precisa ser viva e fervorosa, fruto de um caminhar com Deus.


A vitória na oração alcançada por Ana garantiu um benefício maravilhoso não somente a ela, mas a toda nação de Israel.

“Pelo que também o trago como devolvido ao Senhor, por todos os dias que viver; pois do Senhor o pedi. E eles adoraram ali o Senhor.” – I Samuel 1:28

Nenhum comentário: