quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

40 Dias de Reflexão - 3º Dia

Êxodo – Capítulo 3

A sarça que arde mas não se consome

“Apareceu-lhe o Anjo do SENHOR numa chama de fogo, no meio de uma sarça; Moisés olhou, e eis que a sarça ardia no fogo e a sarça não se consumia.” (Êxodo 3:2 RA). Como pastor de rebanhos, Moisés já estava acostumado a ver sarças queimando no campo. Mas aquela era diferente, pois, ardia em chamas mas não se consumia. Ali estava o Senhor! Ele é quem nos usa sem nos destruir. Satanás vem somente para roubar, matar e destruir, mas o Senhor vem para que tenhamos vida e vida em abundância (João 10:10).

Reflexão: Disponha sua vida ao serviço do Reino de Deus, e desfrute do poder restaurador todos os dias.

Eu vi a aflição do meu povo

“Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito, e ouvi o seu clamor por causa dos seus exatores. Conheço-lhe o sofrimento; por isso, desci a fim de livrá-lo da mão dos egípcios e para fazê-lo subir daquela terra a uma terra boa e ampla, terra que mana leite e mel; o lugar do cananeu, do heteu, do amorreu, do ferezeu, do heveu e do jebuseu.” (Êxodo 3:7-8 RA). Lembre-se que no capítulo anterior Moisés saiu para ver como estavam seus irmãos. O quadro era desolador. Agora o Senhor faz questão de afirmar que também tinha visto a aflição de seu povo. A identificação divina com o sofrimento do povo foi tamanha, a ponto de ter Ele “descido” para livrá-lo. Foi o que Cristo fez por nós. Ele desceu e morreu em nosso lugar.

Reflexão: Nunca pense que Deus não se importa com o sofrimento alheio.

Agora que vimos, vamos agir!

“Vem, agora, e eu te enviarei a Faraó, para que tires o meu povo, os filhos de Israel, do Egito.” (Êxodo 3:10 RA). Deus estava fazendo sua parte naquele processo de transformação: Ele viu e desceu. Agora é a vez de Moisés. De uma vez que já tinha visto também, só lhe faltava agir.

Reflexão: Devo sempre me perguntar: O que estou fazendo para mudar cenários caóticos?

Crise de identidade

“Então, disse Moisés a Deus: Quem sou eu para ir a Faraó e tirar do Egito os filhos de Israel?” (Êxodo 3:11 RA). Quando Moisés tinha quarenta anos, por ocasião em que matou o egípcio para defender alguém do seu povo, ele achava que todos o reconheceriam como um grande libertador. Mas isso não aconteceu! “Ora, Moisés cuidava que seus irmãos entenderiam que Deus os queria salvar por intermédio dele; eles, porém, não compreenderam.” (Atos 7:25 RA). Decorrem-se mais quarenta anos, e agora Moisés não está mais tão confiante em si mesmo. Na verdade esse é o momento ideal para alguém ser usado por Deus. Justamente quando a visão de nós mesmos se torna mais moderada é que passamos então a depender totalmente do Senhor.

Reflexão: Tenha uma visão moderada de si mesmo, e dependa de Deus para as suas conquistas.

Crise de revelação

“Disse Moisés a Deus: Eis que, quando eu vier aos filhos de Israel e lhes disser: O Deus de vossos pais me enviou a vós outros; e eles me perguntarem: Qual é o seu nome? Que lhes direi? Disse Deus a Moisés: EU SOU O QUE SOU. Disse mais: Assim dirás aos filhos de Israel: EU SOU me enviou a vós outros.” (Êxodo 3:13-14 RA). Quem é o Senhor que fala comigo e que me envia para essa missão? Primeiro Moisés pergunta: “Quem sou eu?”, e agora: “Quem é Deus?”. A crise de identidade é sucedida pela crise de revelação. Entendo que precisamos crescer na revelação de quem é Deus. Muito mais do que no âmbito teológico, precisamos conhecê-lo na intimidade relacional. Conhecer o Deus de amor que se identifica com o sofrimento alheio, que desce para livrar, que se compromete até às últimas consequências, e, que é capaz de entregar o próprio filho para morrer pelo homem, certamente, fará com que a nossa missão seja cumprida com absoluta entrega e devoção.

Reflexão: Procure crescer no conhecimento de Deus por meio de uma relação com Ele íntima e pessoal.

Nenhum comentário: