quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

40 Dias de Reflexão - 5º Dia

Êxodo - Capítulo 5

Não conheço o Senhor

“Depois, foram Moisés e Arão e disseram a Faraó: Assim diz o SENHOR, Deus de Israel: Deixa ir o meu povo, para que me celebre uma festa no deserto. Respondeu Faraó: Quem é o SENHOR para que lhe ouça eu a voz e deixe ir a Israel? Não conheço o SENHOR, nem tampouco deixarei ir a Israel.” (Êxodo 5:1-2 RA). Não conheço o Senhor! Foi o argumento de Faraó para não deixar sair o povo. Muitas vezes, sofremos resistências em nossa fé cristã por parte de pessoas que ainda não conhecem ao Senhor. Quando passamos a orar por elas, algumas dessas pessoas, na jornada, passam a conhecê-lo, convertendo-se dos maus caminhos, corrigindo os feitos pecaminosos e andando em sua presença. Outros, também o descobrem, mas de forma diferente. Como Faraó, eles vão perceber quem é Deus, porém, da maneira mais amarga possível.

Reflexão: Com um coração sincero, ore pelas pessoas com quem você convive, desejando que elas conheçam a Deus e o sigam pelo caminho.

Agrave-se o serviço sobre eles

“Agrave-se o serviço sobre esses homens, para que nele se apliquem e não dêem ouvidos a palavras mentirosas.” (Êxodo 5:9 RA). Uma das formas de impedir o povo de ouvir a mensagem libertadora, era agravando o serviço sobre eles. A estratégia era ocupá-los mais e mais, a ponto de não terem tempo de ouvir, refletir e sonhar com a libertação. Precisamos vigiar em relação ao excesso de trabalho. A sobrecarga diária afeta o nosso físico, entristece a nossa alma e nos esfria em nosso espírito. Quando nos ocupamos demais com as coisas deste mundo, perdemos de vista a realidade do mundo espiritual e do ambiente no qual temos comunhão com o Pai.

Reflexão: Não aceite cargas para além dos seus limites, e zele pela sua vida espiritual.

Quem é o nosso verdadeiro inimigo?

“e lhes disseram: Olhe o SENHOR para vós outros e vos julgue, porquanto nos fizestes odiosos aos olhos de Faraó e diante dos seus servos, dando-lhes a espada na mão para nos matar.” (Êxodo 5:21 RA). Moisés passou a ser o inimigo número um do povo judeu. Justamente aquele que estava falando em nome de Deus, com a pura intenção de libertá-los, vê-se agora rodeado de acusadores. Eles não perceberam que estavam apontando na direção errada. Faraó era quem lhes queria mal e não Moisés. Mas a sobrecarga, o sofrimento, a angústia e a mente escrava, não lhes permitiam ver com clareza quem realmente estava por trás daquelas duas figuras e quais suas intenções.

Reflexão: Cuidado para não se voltar contra os que buscam o seu bem, quando falam o que você precisa ouvir, ainda que não queira ouvir.

Senhor, por que me enviaste?


“Então, Moisés, tornando-se ao SENHOR, disse: Ó Senhor, por que afligiste este povo? Por que me enviaste? Pois, desde que me apresentei a Faraó, para falar-lhe em teu nome, ele tem maltratado este povo; e tu, de nenhuma sorte, livraste o teu povo.” (Êxodo 5:22-23 RA)

Moisés ficou extremamente frustrado com os primeiros resultados. Provavelmente foi remetido à lembrança do fracasso vivido aos quarenta anos, quando se tornou um fugitivo após matar o egípcio. Ele também estava decepcionado com Deus, por julgar que o Senhor não havia cumprido o prometido. Mas o Senhor havia lhe advertido que Faraó resistiria e não deixaria sair o povo. Moisés havia se esquecido disso. Como é fácil esquecer de algumas palavras recebidas, quando o momento é crítico! “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.” (João 16:33 RA)

Reflexão: Não permita que a frustração passada sepulte o sonho presente. Persevere!

Nenhum comentário: